A Federação Internacional de Judo revelou hoje os rankings oficiais que definem quais os judocas que irão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Nesta lista estão quatro atletas portugueses: Joana Ramos (-52kg), Telma Monteiro (-57kg), Yahima Ramirez (-78kg) e João Pina (-73kg).

Portugal estará assim representado em Londres por uma conjugação de atletas experientes e atletas estreantes em Jogos Olímpicos. João Pina e Telma Monteiro partem para os terceiros Jogos Olímpicos consecutivos, depois das participações em Pequim 2008 e em Atenas 2004. João Pina conseguiu um 13º e um 7º lugar em Pequim 2008 e Atenas 2004, respectivamente, já Telma Monteiro conquistou um 9º em Pequim 2008 e um 12º lugar em Atenas 2004. As atletas Joana Ramos e Yahima Ramirez farão a sua estreia em Jogos Olímpicos.

Nota para o facto de Yahima Ramirez, judoca de origem cubana, ter garantido presença em Londres através da quota continental da União Europeia de Judo (UEJ). Esta vaga é atribuída porque além dos atletas que se apuraram directamente, a Europa dispõe de um total de 25 vagas para o torneio olímpico, que são atribuídas aos melhor classificados em todas as categorias e géneros que ainda não estejam apurados.

Com mais estes quatro atletas sobe para 66 o número de atletas portugueses qualificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais