EC

O Comité Olímpico de Portugal (COP) é atualmente parceiro em 4 projetos financiados pela Comissão Europeia, no âmbito das candidaturas ao programa Erasmus + aprovadas no ano de 2017.

Integridade, Boa Governação e Literacia Financeira são os temas a desenvolver por via das presentes candidaturas, entre 2018 e 2020, nomeadamente através dos projetos POINTS, T-PREG, iSport e SRM, que contam com a coordenação do EOC EU Office, ISCTE, Comités Olímpicos da Croácia e da Eslovénia, respetivamente.

“Single Points of Contact for Sports Integrity” (POINTS) assenta na formação de pontos focais em integridade nas federações desportivas e comités olímpicos nacionais.

“Training on Protected Reporting System for Professional and Grassroot Sport” (T-PREG) foca-se no combate à manipulação de resultados desportivos, com o objetivo de avaliar os sistemas de reporte existentes na Europa, estabelecer melhores práticas e consequentemente realizar ações de formação com vista a criação de uma melhor proteção aos denunciantes.

iSPORT procura promover os princípios da boa governação na formulação de políticas no desporto, assente na evidência do potencial do mesmo para o desenvolvimento social e económico.

v“Education Through Sport – Shaping Role Models for the Future” (SRM) pretende proporcional aos atletas uma alfabetização adequada ao nível da Literacia Financeira, a fim de garantir uma fluida e adequada transição para o seu pós-carreira desportiva, bem como de evitar a vulnerabilidade no que diz respeito à manipulação de resultados, ao doping e a outras violações no domínio desportivo.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais