EC

Educação através do Desporto: Criando exemplos para o futuro

Entidades:
• Comité Olímpico de Portugal;
• Comité Olímpico da Eslovénia;
• Academia Olímpica da Croácia;
• Faculdade de Desporto da Universidade de Ljubljana.

A carreira de um atleta tem características muito próprias, que obrigam a uma abordagem de acordo com a sua singularidade.

Ao longo da sua carreira desportiva os atletas são expostos a situações de risco, que importa saber reconhecer e evitar.

Muitos atletas não preparam, de forma adequada, o seu pós-carreira desportiva. Consequentemente, no decorrer da sua carreira ou no final desta, muitos atletas enfrentam problemas financeiros, tornando-os vulneráveis a situações como o match-fixing, doping ou outros problemas não consentâneos com os valores promovidos pelo desporto.

Uma das principais razões para os problemas financeiros dos atletas é o analfabetismo financeiro.

De forma a evitar situações de dificuldades financeiras ou falências pessoais os atletas devem, não só ter conhecimento e ferramentas para a gestão das suas finanças pessoais, bem como ter conhecimento e ferramentas para planear a sua transição, no término da sua carreira desportiva, para uma carreira profissional de sucesso. Idealmente, esta preparação deve ser iniciada aquando do início da sua carreira desportiva.

Ao mesmo tempo, é necessário que estes se rodeiem de uma equipa de especialistas de confiança, que o possam ensinar e guiar durante todo o processo. Assume ainda vital importância ter em algumas antigas atletas referências em quem se possam inspirar.

Infelizmente, muitos consultores financeiros veem o atleta apenas como mais um investidor, não respeitando as suas especificidades.

Neste sentido, importa estabelecer uma abordagem compreensiva do problema, efetuando a ligação entre especialistas das diversas áreas e os atletas, no sentido de os apoiar ao longo de todo o processo, garantindo estabilidade no seu pós-carreira.