O Projeto “Apoio à implementação de boa governação no desporto” (SIGGS), da responsabilidade dos Comités Olímpicos Europeus (COE), foi oficialmente escolhido pela Comissão Europeia como uma “história de sucesso”. O Projeto SIGGS decorreu de janeiro de 2015 até dezembro de 2016 e foi oficialmente apoiado pelo Programa de Desporto Erasmus+, da União Europeia (UE).

A seleção foi feita por um painel de peritos da Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia e as razões para a escolha foram justificadas do seguinte modo: “As ‘histórias de sucesso’ são projetos finalizados que se distinguiram pelo impacto, contribuição para a formulação de políticas, resultados inovadores e/ou abordagem criativa, e podem ser uma fonte de inspiração.”

O Gabinete dos Comités Olímpicos Europeus mostrou-se reconhecido e o diretor, Folker Hellmund, declarou: “O Projeto SIGGS é um exemplo típico de como a UE pode contribuir para os desafios do Movimento Olímpico. Gostaríamos de agradecer uma vez mais à Comissão e a todos os parceiros do projeto pela cooperação frutuosa e pela confiança que colocaram no Gabinete dos COE para a UE, para implementar este ambicioso projeto.”

Apesar de todos os procedimentos formais terem sido finalizados, o Projeto SIGGS continua a evoluir. Em primeiro lugar, a ferramenta de auto-avaliação de boa governança para Comités Olímpicos Nacionais e Federações Desportivas nacionais permanece online. Para além disso, ainda estão a decorrer atividades, incluindo, por exemplo, um Workshop sobre boa governação organizado pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV), para as federações nacionais de voleibol em 1 de Setembro, durante o Congresso CEV.

O Comité Olímpico de Portugal organizou na sua sede, em maio de 2016, o segundo Workshop intermédio do Projeto SIGGS.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais