O projeto “Olimpismo em Imagens. Um século de história do desporto em imagens” foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais 2015.

 

O Comité Olímpico de Portugal (COP) possui um dos principais arquivos fotográficos desportivos  existente em Portugal, reunindo cerca de 7 000 provas fotográficas e cerca de 500 negativos.

 

O projeto agora financiado conta com o apoio científico e técnico de uma equipa multidisciplinar composta por elementos de várias universidades portuguesas, centros de investigação, personalidades desportivas e organizações do Movimento Olímpico, e pretende tratar, restaurar e disponibilizar em livre acesso, através da plataforma online do COP e do portal da Rede Portuguesa de Arquivos, um património essencial para a compreensão e valorização das dimensões educativas, sociais e culturais do desporto em Portugal.

 

Em 2016, por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, será organizada uma exposição fotográfica através da qual será possível acompanhar, ao longo de um século, os principais momentos da evolução da vida desportiva portuguesa.

 

O COP procura assim sensibilizar a sociedade civil e as organizações desportivas para a importância da salvaguarda do seu património histórico e documental.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais