A reunião do projeto Shaping Role Models que decorreu na Eslovénia, onde o Comité Olímpico de Portugal esteve representado pelo diretor-geral, João Paulo Almeida, e por Ricardo Bendito, assessor da Comissão de Atletas Olímpicos, apontou a necessidade de criação de workshops gratuitos sobre literacia financeira e de esclarecimento fiscal para os atletas.

Para além destas ações, foi decidido produzir uma aplicação móvel, específica para atletas, que permita aos utilizadores conhecer a sua situação financeira e preste aconselhamento ao nível da poupança e de investimentos, de acordo com os objetivos de cada um.

Este projeto visa, em primeira instância, proporcionar aos atletas uma alfabetização adequada ao nível da literacia financeira, a fim de garantir uma fluida e adequada transição para o pós-carreira desportiva, bem como evitar a vulnerabilidade no que diz respeito à manipulação de resultados, ao doping e a outras violações no domínio desportivo.

Uma das principais razões para os problemas financeiros dos atletas é o analfabetismo financeiro e este projeto procura também identificar e capacitar atletas que possam desenvolver uma ação de aconselhamento e orientação junto de atletas mais jovens.

No programa da reunião constou ainda uma visita técnica ao Planica Nordic Centre, um dos principais complexos de treino e de competição de Ski Jumping e de Esqui Nórdico  a nível mundial, onde a delegação portuguesa teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na preparação dos atletas.

O projeto Shaping Role Models é um co-financiado pelo programa Erasmus+ e é desenvolvido em parceria com o Comité Olímpico da Eslovénia, a Academia Olímpica da Croácia e a Universidade de Desporto de Ljubljana.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais