O Comité Olímpico de Portugal e a Comissão de Atletas Olímpicos lançaram o programa Atletas Speakers, um programa que visa dar aos atletas a formação e apoio necessário para que estes possam desenvolver uma atividade como keynote speakers, ou seja, habilitá-los a poderem dar palestras e fazerem intervenções em público, seja a empresas, ou junto de crianças, ou dos mais diferentes públicos.

Os atletas, pela sua experiência de vida e pelos obstáculos que têm que ultrapassar ao longo da sua carreira desportiva, possuem um grande referencial de histórias e uma importante mensagem a transmitir à população em geral e ao tecido empresarial em específico. O objetivo deste programa é que os atletas possam motivar a sociedade e as empresas a irem mais alto, mais longe e a serem mais fortes.

Este programa está a ser desenvolvido com o apoio de Carla Rocha, apresentadora do programa de rádio “Rocha no ar” da RFM e formadora na área da comunicação. Carla Rocha destaca o perfil dos atletas olímpicos:

“Um atleta olímpico é um exemplo de esforço, determinação e superação sem igual. A sua história, quando bem estruturada e trabalhada, pode contagiar plateias das mais variadas áreas e em qualquer local do mundo. Têm muito a partilhar com o Mundo Empresarial sobre produtividade, resiliência, liderança, comunicação ou gestão de equipas. Qualquer organização que queira manter os seus colaboradores focados, alinhados e motivados tem fortes motivos para querer ter nas suas atividades internas um atleta speaker.  O meu trabalho enquanto mentora, é ajudá-los a encontrar o seu tópico, a estruturar a sua mensagem de forma Clara e apelativa e a contar a sua historia  de uma maneira que influencie positivamente equipas e gestores, levando-os a atingir os melhores resultados nas funções que desempenham.”

 

Participam na primeira edição deste programa os seguintes atletas:

– Álvaro Marinho (Vela)

– Célio Dias (Judo)

– David Rosa (Ciclismo – BTT)

– Filipa Cavalleri (Judo)

– Jéssica Augusto (Atletismo)

– Joana Pratas (Vela)

– João Silva (Triatlo)

– Joaquim Videira (Esgrima)

– José Costa (Vela)

– Marisa Barros (Atletismo)

– Naide Gomes (Atletismo)

– Nuno Barreto (Vela)

– Sara Carmo (Vela)

– Silvia Saiote (Ginástica – Trampolins)

– Susana Feitor (Atletismo)

– Telma Monteiro (Judo)

 

Para o medalhado olímpico Nuno Barreto, e ex-Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, “esta é ótima iniciativa do COP e da CAO, que vem ajudar os atletas a melhorar as suas competências na área da comunicação e do Public speeching, dando-nos as ferramentas necessárias para que a nossa experiência de vida olímpica possa ser mais valorizada e promovida. Com este programa estaremos mais preparados para exercer uma atividade profissional nesta área e para motivar Portugal”.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais