O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, agraciou hoje como Comendadores da Ordem do Infante D. Henrique o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, assim como os medalhados olímpicos Hugo Rocha, Nuno Barreto e Sérgio Paulinho. Esta cerimónia teve lugar no Palácio de Belém e vem na sequência da homenagem ao desporto promovida em Maio de 2015 pelo Presidente da República, que condecorou então vários atletas medalhados de Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Na altura, por se encontrarem fora do país, Hugo Rocha e Nuno Barreto, medalhados de bronze na Vela na classe de 470 nos Jogos de Atlanta 1996, e Sérgio Paulinho, ciclista medalhado de prata nos Jogos de Atenas 2004, não marcaram presença, tendo agora recebido tão importante distinção.

A estes atletas, juntou-se a agraciação do atual Presidente do Comité Olímpico de Portugal, pelos importantes serviços prestados ao desporto nacional em vários cargos que ocupou, como a Presidência do Instituto do Desporto de Portugal ou da Confederação do Desporto de Portugal, entre outros.

“Decidi agraciar o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, homem que tem dedicado a maior parte da sua vida ao desporto e se tem empenhado fortemente na defesa do movimento olímpico”, destacou Cavaco Silva. Acrescentando que esta cerimónia visou “reconhecer publicamente a honra que os atletas tinham dado aos portugueses ao ver levantar a bandeira nacional”.

Já José Manuel Constantino mostrou-se honrado com a distinção de Cavaco Silva. “Os méritos que me reconhece têm de ser partilhados. Ninguém, por mais talentoso que seja, consegue algo na vida sozinho. Os atletas aqui presentes sabem-no bem”.

Leia em baixo o discurso na íntegra do Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais