Decorreu no Pavilhão Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra, de 5 a 7 de novembro a edição 2014 da Semana Olímpica que teve como madrinha a judoca portuguesa, Joana Ramos, e que contou com a participação de mais de um milhar de crianças e jovens que puderam experimentar, a maioria pela primeira vez, várias modalidades olímpicas e estar em contacto com atletas nacionais de eleição.

João Neto, judoca olímpico em Atenas 2004, Pequim 2008 e atual Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) fez o balanço final desta semana olímpica: “Seguindo a sua política de levar o olimpismo a todo o país, é com muito orgulho que vemos mais uma edição da semana olímpica, nesta edição em Coimbra, terminar com enorme sucesso. Ao longo destes 3 dias foi possível possibilitar a mais de um milhar de jovens experimentar algumas das modalidades olímpicas e conviver com alguns atletas de elite. A semana olímpica é já um evento consolidado a nível nacional, contando com uma cada vez mais capacitada participação por parte das federações desportivas nacionais no sentido de promover a sua modalidade junto dos jovens. Desta forma é possível contribuir para o enriquecimento da cultura desportiva da população, começando nos mais jovens, futuros atletas e adeptos. A comissão de Atletas Olímpicos continuará a desenvolver todos os seus esforços para apoiar a divulgação dos atletas e modalidades olímpicas juntos da população.”

Também as canoístas Helena Rodrigues e Francisca Laia consideraram importante esta iniciativa, uma vez que é uma “forma de dar a conhecer aos jovens as modalidades que compõe o programa olímpico e os nossos atletas que têm obtido resultados internacionais brilhantes em diversas modalidades” afirmou Francisca Laia. “Compete-nos a nós atletas servir de exemplo e incentivá-los para a prática de desporto. A recetividade dos jovens tem sindo fantástica” concluiu Helena Rodrigues.

 

Dados da Semana Olímpica 2014

Atletas presentes: Mariana Lobato (Vela), João Neto, Joana Ramos (Judo), Beatriz Gomes, Francisca Laia, Maria Cabrita, Joana Vasconcelos (Canoagem) e Juliana Sousa (Andebol).

Modalidades presentes: Andebol, Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Golfe, Judo, Rugby, Ténis, Tiro com Arco e Voleibol.

Número de crianças e jovens participantes: 1.250

Patrocinadores/Parceiros Nacionais