O Comité Olímpico Internacional (COI) homenageou esta quinta-feira, em Los Angeles, na Cerimónia de 2012 dos Prémios “Mulher e Desporto”, cinco mulheres e uma organização pelas suas contribuições para o desenvolvimento da participação das mulheres no desporto e na gestão desportiva.

As premiadas na 5ª Conferencia anual Mulher e Desporto foram seleccionadas pela Comissão Mulheres e Desporto do COI, de entre uma lista de 52 nomeadas. As candidaturas foram submetidas pelos Comités Olímpicos Nacionais, Associações Continentais e Federações Internacionais.

O Troféu Mundial foi entregue à indiana Manisha Malhotra, pelo seu compromisso em ajudar no progresso de meninas desfavorecidas através do desporto. Depois de uma carreira profissional de tenista que a levou a competir nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney, Manisha Malhotra passou a oferecer apoio às mulheres num variado leque de modalidades, que incluem: Tiro com Arco, Lutas Amadoras, Boxe, Badmington, Atletismo, Squash e Tiro. Viaja por toda a Índia, visitando as zonas mais pobres e remotas do país para encontrar pessoas talentosas entre os mais desfavorecidos.

Como Presidente do Comité de Desporto das Associações de Comércio e Indústria da Índia, Manisha Malhotra trabalha também para promover líderes femininas em todos os aspectos do desporto e no sector económico.

“Como ex-atleta olímpica, Manisha Malhotra sabe o quão importante o desporto pode ser na vida de todas as jovens “, afirmou o Presidente do COI, Jacques Rogge, durante a entrega do Troféu Mundial. “Manisha Malhotra tem sido, e continua a ser, uma inspiração para todos os que a conhecem. Eu aplaudo-a, e também a todas as vencedoras desta noite, por tudo o que fizeram para ajudar a melhorar a vida de mulheres em todo o mundo”, concluiu.

Lista de Prémios Mulher e Desporto 2012

Troféu Mundial do COI: Manisha Malhotra (Índia)
Troféu para África: Peninnah Aligawesa Kabenge (Uganda)
Troféu para as Américas: Centro e Programa da Bradesco para o Desporto e Educação (Brasil)
Troféu para Ásia: Zaiton Othman (Malásia)
Troféu para a Europa: Aikaterini Nafplioti-Panagopoulos (Grécia)
Troféu para a Oceânia: Roseline Blake (Ilhas Cook)

Saiba mais sobre o perfil das nomeadas, clique aqui.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais