Manuel Ramos e Vanina Oliveira são os dois jovens portugueses que estão em Lausanne para representar Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. A Cerimónia de Abertura está marcada para quinta-feira, dia 9, às 19h00 (hora de Portugal continental) e terá transmissão em direto no Olympic Channel e no site do Comité Olímpico de Portugal. O porta-estandarte de Portugal será Manuel Ramos.

Depois, os portugueses entram em competição entre os dias 10 e 15 de janeiro, nas provas de esqui alpino – estando agora inscritos nas disciplinas de slalom, slalom gigante, super G e combinado alpino.

A Missão de Portugal está já instalada na Aldeia Olímpica em Lausanne e as primeiras impressões têm sido positivas. Pedro Farromba, Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, considera que as condições de pista e de alojamento são boas. Estar em Lausanne, cidade sede do Comité Olímpico Internacional, tem um sabor especial: “Esta é realmente a casa do Olimpismo. O ambiente sente-se no ar, as pessoas estão muito familiarizadas com o espírito e os valores Olímpicos e a motivação é claramente superior”, refere o Chefe de Missão de Portugal.

Motivação é o que não falta na Missão de Portugal, com a delegação portuguesa a sentir-se bastante acarinhada, como destaca Pedro Farromba: “Representar o nosso país e levar ao peito a nossa bandeira é um enorme orgulho. Se juntarmos a isso a enorme quantidade de Portugueses que aqui vivem, eu diria que estaremos a jogar em casa”.

A nível de resultados, a Missão de Portugal aponta para a melhoria em relação à edição de 2016, a primeira em que participou. Apesar de manter o número de atletas presentes, é notório para Pedro Farromba, também Presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, que os desportos de neve estão a afirmar-se: “Desde 2014 temos estado presentes em todos os eventos Olímpicos de inverno, com resultados claramente positivos, tendo em conta o nosso histórico nas modalidades e, claro, tendo em conta as possibilidades de treino”.

Para o futuro, além destes Jogos Olímpicos da Juventude, trabalha-se para garantir que nas próximas edições de competições Olímpicas de inverno, Portugal estará presente com mais modalidades e o repto está lançado: nos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, Portugal pode “esperar a maior Missão de sempre a uns Jogos Olímpicos de inverno”.

Completam a Missão de Portugal os treinadores Sérgio Figueiredo e Yannick Guerrilot.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais