Portugal participa nos Jogos do Mediterrâneo de praia, entre 25 e 31 de agosto, na Grécia, nos torneios feminino e masculino de Andebol de praia.

No torneio feminino de Patras 2019, a Portugal está integrado num grupo único de sete equipas, conforme se pode ver na imagem seguinte.

As seleções concorrentes jogam na primeira fase segundo o sistema de “todos-contra-todos”, apurando-se as primeiras quatro para uma “final four”, a partir da qual será definido o pódio.

Para a competição masculina foram formados dois grupos, disputados no sistema de “todos-contra-todos”. Portugal integra o Grupo A.

Apuram-se os quatro primeiros classificados de cada grupo para os quartos-de-final.

O jogo de Andebol de praia é disputado por duas equipas de quatro elementos (um deles guarda-redes) e consiste em dois períodos de dez minutos, intervalados por cinco minutos.

Se houver empate no final do período, recorre-se ao Golo de Ouro. O vencedor de cada período recebe um ponto. Se ambos os períodos forem ganhos pela mesma equipa, está encontrada a vencedora, com o resultado final de 2-0. Se cada uma das equipas ganhar um período, recorrer-se-á  a um “shoot-out” de desempate.

Durante o jogo, um golo marcado pelo guarda-redes vale dois pontos. Golos obtidos na sequência de intervenções criativas ou espetaculares, como saltos de 360 ​​graus e “alley-oops”, também valem dois pontos.

A bola do Andebol de praia masculino pesa entre 350 a 370 gramas e tem uma circunferência de 54 a 56 centímetros; a bola utilizada nas competições femininas pesa entre 280 a 300 gramas e tem a circunferência de 50 a 52 centímetros.

Portugal conquistou a medalha de prata no torneio masculino dos Jogos Olímpicos da juventude Buenos Aires 2018.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais