Portugal garantiu o apuramento de seis atletas para os I Jogos Europeus, que irão realizar-se em 2015, em Baku. Esse feito foi alcançado pela ginástica portuguesa que conquistou seis vagas para a primeira edição desta competição: dois atletas nos Trampolins Masculinos, duas atletas nos Trampolins Femininos e dois atletas em Ginástica Aeróbica, mista.

As vagas da ginástica aeróbica foram conquistadas em Novembro de 2013 pela dupla Tiago Faquina e Elena Rosca, com o 12º lugar, 19.150 pontos, no Campeonato Europeu de Aeróbica realizado em Arques, França.

As quatro vagas dos Trampolins foram conquistadas no Campeonato Europeu de Trampolins, realizado no mês de abril em Guimarães. O apuramento nos Trampolins Masculinos foi assegurado pela equipa formada por Ricardo Santos, Diogo Ganchinho, Diogo Abreu e Tiago Lopes, com o 2º lugar, 171.400 pontos, na competição.

Já a equipa feminina que era formada por Sílvia Saiote, Beatriz Martins, Ana Pacheco e Andreia Robalo terminou a prova no 4º lugar com 151.185 garantindo também assim a qualificação para Baku.

No caso dos trampolins, com a conquista de duas vagas femininas e duas masculinas, Portugal poderá competir em Trampolins Sincronizados e Trampolins Individuais. Cabe agora à Federação de Ginástica de Portugal indicar quais os atletas que competirão em Baku 2015 nas seis vagas conquistadas.

Os Jogos Europeus são organizados e regulados pelos Comités Olímpicos Europeus (EOCs) e são um evento multidesportivo que será realizado de quatro em quatro anos e cuja primeira edição será realizada de 18 a 28 de junho em Baku, no Azerbaijão.

Saiba tudo sobre os Jogos Europeus e os critérios de qualificação para este evento aqui.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais