José Manuel Constantino, presidente do COP, reuniu-se hoje com Mário Vilalva, Embaixador do Brasil em Portugal. Em agenda esteve a possibilidade da língua portuguesa ser adotada pelo Comité Olímpico Internacional enquanto língua de trabalho. Para além do Francês e Inglês, línguas oficiais, o COI tem actualmente mais 4 línguas de trabalho: Alemão, Espanhol, Russo e Árabe.

Foi discutida a hipótese de um esforço diplomático conjunto dos dois países junto do COI, no sentido da língua portuguesa tornar-se a sétima língua de trabalho da organização. Estima-se que existem mais de 250 milhões de pessoas cuja língua materna é o português, para além daqueles que falam a nossa língua enquanto segunda ou terceira língua.

O fato da próxima edição dos Jogos Olímpicos serem realizados no Rio de Janeiro em 2016 também contribuiu para tornar o português cada vez mais importante no panorama desportivo internacional. Recorda-se que os Jogos de 2016 serão os primeiros a serem realizados na América do Sul.

Para José Manuel Constantino, “trata-se da afirmação de uma língua comum ao espaço lusófono e que é actualmente a sétima mais falada no mundo”

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais