É já este sábado que parte para o Liechtenstein (LIE) a Missão portuguesa ao Festival Olímpico da Juventude Europeia 2015, que terá lugar neste país, em Malbun, onde competirão os atletas nacionais, e em  Vorarlberg, na Áustria (AUT). Catarina Carvalho e Samuel Almeida são os representantes nacionais  neste evento que reúne os melhores jovens (com idade entre os 13 e os 18 anos) dos desportos de inverno da Europa. Sérgio Figueiredo, Diretor Técnico Nacional da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, será o Chefe da Missão. O Festival Olímpico da Juventude Europeia é um evento multidesportivo enquadrado nas competições organizadas pelos Comités Olímpicos Europeus desde 1991.

Esta é a primeira vez na história das edições de inverno do FOJE que a organização se divide por dois países. Estes países levarão a cabo a organização da XII edição de inverno do FOJE entre os próximos dias 24 e 31 de janeiro que contará com cerca de 1000 atletas em representação de 45 dos 49 Comités Olímpicos Europeus nas seguintes modalidades:

 

  • Esqui  Alpino – Malbun (LIE) e St. Gallenkirch-Garfrescha (AUT)
  • Biatlo – Buerserberg (AUT)
  • Cross Country – Steg (LIE)
  • Patinagem Artística – Dornbirn (AUT)
  • Hóquei no Gelo – Tschagguns (AUT)
  • Esqui Nórdico – Gaschurn (AUT)
  • Trampolim – Tschagguns (AUT)
  • Snowboard – Schruns / Hochjoch (AUT)

 

 

Terceira participação nacional

 

Portugal conta apenas com duas participações nas edições de inverno do FOJE. Depois da primeira presença em Jaca 2007, com 2 atletas (1 masculino e 1 feminino) na modalidade de esqui alpino, Portugal voltou a participar na edição de Slask-Beskidy em 2009, desta vez apenas com um atleta masculino e novamente no esqui alpino, uma vez que a atleta feminina inscrita lesionou-se antes da participação.

No Liechtenstein, competirão Catarina Carvalho e Samuel Almeida, ambos na modalidade rainha, o Esqui Alpino. A esquiadora natural das Caldas da Rainha é a mais velha dos dois atletas nacionais. Apesar de viver em Portugal, a esquiadora treina muitas vezes em Espanha. Catarina Carvalho celebra o seu 18º aniversário no dia da cerimónia de abertura, ou seja, já este domingo, dia 25. A presença nesta prova é para a jovem esquiadora um sonho tornado realidade.

“É o concretizar dum sonho. Sempre tive a esperança de ser convocada mas ao mesmo tempo tinha os pés bem assentes na Terra e portanto quando fui informada que iria nem queria acreditar. Acho que só vou mesmo ter consciência disso quando estiver no avião.”

Quanto a objetivos, Catarina Carvalho não define metas específicas. “O objectivo dum atleta, que dá tudo por tudo como eu, é ganhar. Mas, no meu caso, é ficar bem classificada, ou seja, aproximar-me ao máximo daqueles que são considerados os melhores atletas. Portanto, o meu foco é orgulhar o meu país, aqueles que se esforçam por me ajudar a alcançar os meus objectivos, mas principalmente, sentir-me realizada.”

Por sua vez, Samuel Almeida, de 17 anos, é filho de emigrantes portugueses, tendo nascido na Suíça, onde reside. Começou a competir em 2010 e para a sua participação no FOJE 2015, o esquiador traça objetivos realistas:

“Com os treinos e competições  que eu tenho até hoje acho que a minha prestação vai ser positiva. O meu objetivo nas duas disciplinas é tentar ficar nos primeiros 30 qualificados. Espero fazer uma boa prestação por Portugal e representar bem as cores nacionais.”

Já Sérgio Figueiredo, Chefe da Missão Olímpica, prefere olhar para o histórico português para definir os objetivos da equipa que lidera. “Tendo como referência os atletas que participaram no último FOJE – Brasov 2013 – Roménia, posso estabelecer como objetivo possível lugares no top-50 para os dois jovens esquiadores nacionais que irão representar o nosso país na prova”.

Os esquiadores nacionais irão competir nas provas de Slalom e Slalom Gigante, que terá o seguinte calendário:

– Segunda-feira, 26 – Slalom Gigante (M)

– Terça-feira, 27 – Slalom Gigante (F)

– Quarta-feira, 28 – Slalom (M)

– Quinta-feira, 29 – Slalom (F)

 

 

Histórico da Portuguesa nos FOJE de Inverno

 

JACA 2007
Chefe de Missão José Pinho
Treinador Sérgio Figueiredo
Atleta Filipa Aleixo
Atleta Diogo Cûmano

 

Slask-Beskidy 2009
Chefe de Missão José Pinho
Treinador Enrique Puga
Atleta João Marques
Atleta Patricia Pombo (lesionada)

 

Artigos Relacionados

Estreia infeliz
27.01.2015

Patrocinadores/Parceiros Nacionais