A União Internacional de Triatlo e o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 escolheram o ODAIBA MARINE PARK, na Marina de Tóquio, para as competições de Triatlo.
Esta modalidade estreou-se nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000. Conta na próxima edição com uma prova de estafeta mista, para além das provas feminina e masculina.

O Odaiba Marine Park é um resort popular onde os visitantes podem passear no meio da vegetação e apreciar os arranha-céus de Tóquio em plano de fundo. Possui uma réplica da Estátua da Liberdade e tem vista para a majestosa Ponte do Arco-Íris, que atravessa a Baía de Tóquio e é iluminada à noite.

As corridas começarão na Baía de Odaiba com um segmento de natação de 1.500 metros – dividido em duas voltas de 1 km e 500 metros – antes de voltar à terra seca na área de transição para o segmento de bicicleta. Os triatletas terão que completar oito voltas de um circuito altamente técnico de 5 km. Finalmente, a corrida de 10 km consistirá em quatro voltas de 2,5 km, numa rota que passa ao longo da orla.

O formato da cestafeta mista fará a sua estreia nos Jogos. O evento terá 300 metros de natação, 7,4 km de ciclismo e 2 km de corrida. As equipas serão compostas por quatro atletas, cada um dos quais completará todo o percurso antes de passar a um colega de equipa na seguinte ordem: mulher-homem-mulher-homem.
O circuito de ciclismo será ligeiramente diferente, com a rota de duas voltas e 3,7 km passando por uma ponte perto do Ariake Tennis Park, enquanto o circuito de corrida é mais curto, consistindo em duas voltas de 1 km.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais