O nadador português, Pedro Oliveira, alcançou Mínimo B para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, ao conseguir o tempo de 1.59,72m, nos 200m costas, durante os Europeus da modalidade que estão a decorrer em Debrecen, na Hungria. Este tempo é simultaneamente o novo recorde nacional da distância.

O atleta de Rio Maior já havia tentado o apuramento há dois dias, nos 200m mariposa, mas sem sucesso. Agora, fica mais perto da qualificação, estando contudo ainda sujeito à selecção final da Federação Internacional e do COP após o dia 20 de Junho de 2012. Pedro Oliveira já esteve nos Jogos em Pequim, onde na altura foi o único nadador nacional a competir em dois estilos diferentes, costas e mariposa, ambas nos 200m, tendo alcançado um 28º e um 24º lugares, respectivamente.

O atleta era já detentor do recorde nacional, 2.00,33m, marca obtida em Dezembro durante o Grand Prix de Indianápolis, nos Estados Unidos. O mínimo B exigido pelo COP para a qualificação olímpica agora suplantado era de 1.59,90m.

O contingente da Natação poderá alcançar os 4 nadadores portugueses, caso se confirme o apuramento de três deles após o dia 20 de Junho, aquando da publicação das listas da Federação Internacional. O único com passaporte garantido é Diogo Carvalho com mínimo A nos 200 estilos e B nos 400 estilos. Os restantes são:

Em termos totais, a Missão Olímpica para os Jogos de Londres tem 67 atletas qualificados e os três referidos da Natação estam pendentes de confirmação.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais