Pedro Ferreira, atleta que representa Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude na modalidade de ginástica (prova de Trampolins Masculino), foi escolhido como porta-estandarte na cerimónia de abertura.

O atleta de 17 anos, natural de Vila do Conde e que compete pelo Ginásio Clube Vilacondense, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Ginástica de Trampolins em abril deste ano. O terceiro lugar na final de Trampolim Individual de Juniores classificou o atleta para participar nos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, na China. Pedro Ferreira tem como ídolo o ginasta russo Alexander Moskalenko, que foi Campeão Olímpico e várias vezes Campeão do Mundo.

Para Pedro Ferreira, a nomeação foi uma verdadeira surpresa “não estava à espera, aliás, nunca pensei nisso. Pensava que toda a equipa iria participar no desfile da cerimónia de abertura.” O atleta normalmente não presta muita atenção a este tipo de nomeações numa cerimónia, mas reconhece que “é uma sensação muito diferente quanto estamos nessa situação.”

A nomeação como porta-estandarte teve um importante fator motivador para Pedro Ferreira. Para o atleta de ginástica de trampolins, a nomeação “dá ainda mais moral para ter uma boa participação e tentar lutar por uma medalha”, ressalva.

José Garcia, Chefe de Missão, justificou a escolha do jovem ginasta. “A nomeação baseou-se no resultado obtido pelos atletas na conquista da vaga para representação das suas modalidades neste segundos Jogos Olímpicos da Juventude. A conquista da medalha de bronze no Campeonato Europeu de Júnior pelo Pedro Ferreira revelou-se merecedor da distinção.”

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude realiza-se no dia 16 de agosto pelas 20 horas locais (13h em Portugal Continental), no Nanjing Olympic Sports Centre Stadium. A cerimónia está dividida em duas partes, constituídas por eventos protocolares e performances artísticas.

O evento irá colocar em destaque as características do olimpismo juvenil, através da música e dança. Dez mil figurantes irão participar na cerimónia de abertura de Nanjing 2014, sendo maioritariamente constituída por jovens artistas.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais