Portugal conquistou esta madrugada em Nanjing a sua primeira medalha individual nos Jogos Olímpicos da Juventude. Pedro Ferreira foi terceiro classificado na prova de Trampolins, na modalidade de Ginástica e fez a bandeira de Portugal subir pela primeira vez na cidade chinesa que acolhe a segunda edição dos Jogos.

O ginasta luso conseguiu o apuramento para a final graças a um sétimo lugar na fase de qualificação, após as duas primeiras routinas. Pedro Ferreira foi quinto na primeira rotina, quedando-se no sétimo lugar na soma das duas provas, com um total de 94.890 pontos (44.380 na 1ª e 50.510 na 2ª). Na final, Pedro Ferreira esteve em grande nível, só sendo superado por Dylan Schmidt, da Nova Zelândia, que conquistou o Ouro, e pelo chinês Changxin Liu. O jovem atleta que foi o porta-estandarte da Missão na cerimónia de abertura, fechou o pódio somando 56.040 pontos, onde apresentou a pontuação mais alta em termos de dificuldade (em igualdade com outros dois ginastas), 15.400 pontos, a que se somaram 23.100 pontos pela execução e 17.540 ponto pelo tempo de voo.

No final, o ginasta do Ginásio Clube Vilacondense estava eufórico com a conquista. “É a melhor coisa de sempre! É uma compensação por todo o meu sacrifício. Apesar de ter o sonho de conquistar a medalha, não estava à espera de o conseguir pois é uma competição muito difícil, com grandes atletas. Os melhores atletas do mundo estiveram ao seu nível, mas felizmente consegui estar ainda melhor do que a maioria. Tinha receio de não conseguir suportar a pressão, pois foi mais de uma semana à espera de chegar a minha prova, mas felizmente correu tudo bem e agora parece que me tiraram uma tonelada de cima”.

Também o técnico Hugo Paulo, manifestou toda a sua alegria. “Esta medalha sabe a uma grande vitória. Fizemos uma qualificação calculada, para garantirmos a final e aí darmos tudo. Na final fomos o segundo a competir e dado que o Pedro fez uma prova extraordinária, criou uma enorme pressão nos restantes que faltavam competir, pois sabiam que não podiam falhar. Esta conquista é o prémio por todos os sacrifícios que o Pedro tem de fazer, abdicando de muito daquilo que um jovem da sua idade costuma fazer para apostar na sua carreira como atleta”.

Este é assim um ano dourado para o ginasta natural de Vila do Conde, que aos 17 anos junta a Medalha de Bronze nestes Jogos ao Bronze conquistado no Europeu de Juniores.

Tiago Antunes em 2ª na prova de estrada de Ciclismo

Tiago Antunes foi hoje o segundo classificado na prova de fundo em estrada. O corredor bombarralense terminou os 69 quilómetros da corrida de estrada na frente do pelotão, apenas a 5 segundos do sul africano Ivan Venter, que venceu isolado. “A prova correu bastante bem para o que eu estava à espera. Não era um circuito que me favorecia muito, mas consegui alcançar um bom resultado. Foi uma prova difícil sobretudo pelo facto do clima ser diferente de Portugal e haver muita humidade no ar. Não há medalhas individuais para as diferentes provas e penso que é um aspecto a melhorar por parte da organização”, lamentou Tiago Antunes. O outro luso presente nesta prova, Bruno Machado, foi o 18.º a cortar a meta, também integrado no pelotão principal.

O resultado na última das cinco provas permitiu à equipa masculina portuguesa terminar à porta do top 10, sendo a 11.ª formação entre as 32 participantes, com 115 pontos. A medalha de ouro foi conquistada pela dupla colombiana, que foi acompanhada no pódio pelos dinamarqueses e pelos holandeses.

A prova feminina, de 46 quilómetros, decidiu-se ao sprint em pelotão compacto, com vitória da brasileira Ana Paula Casetta. Ana Lopes foi a melhor lusa, no 25.º lugar, enquanto Ana Silvestre foi a 28.ª, ambas com o mesmo tempo da vencedora. A dupla portuguesa concluiu o concurso dos Jogos Olimpicos da Juventude no 27.º lugar da geral, com 10 pontos. A vitória foi para a equipa de Itália, seguida pela República Checa e pela Dinamarca.

A participação do ciclismo português nestes Jogos Olímpicos da Juventude termina na madrugada do próximo domingo, com a estafeta mista. Cada equipa tem quatro elementos, dois masculinos e dois femininos, e o percurso divide-se em BTT e estrada. A competição inicia-se com BTT, disciplina em que Portugal estará representado por Ana Silvestre e por Bruno Machado, que passarão o testemunho aos companheiros de estrada, Ana Lopes e Tiago Antunes.

Hoje foi ainda dia de despedidas em várias modalidades. No Ténis de Mesa, Diogo Chen terminou a sua participação ao perder nos oitavos-de-final da prova de Equipas Mistas. O mesatenista português e a romena Adina Diaconu, com quem fez dupla, foram derrotados por 2-0 contra a Croácia, terminando assim a sua participação em Nanjing. “A prova de equipas mistas poderia ter corrido melhor, mas acho que foi positivo. Jogamos os dois muito bem e foi uma experiência única. Foi a primeira vez que participei numa prova de equipas mistas, foi uma experiência diferente do normal jogar com uma atleta contra uma equipa.”, destacou Diogo Chen. Também na Natação, Tamila Holub participou nos 400m livres, tendo sido 19ª, com o tempo de 4:23.24, ficando fora da final e encerrando a participação lusa da modalidade em Nanjing.

E se alguns terminaram a sua participação, outros estrearam-se hoje. Foi o caso de Jéssica Barreira, no Triplo Salto, tendo ficado no 11º lugar, com a marca de 12.15m, sendo relegada para a final B que terá lugar na próxima segunda-feira. Já no Pentatlo Moderno, Maria Miguéis Teixeira e Daniel Lopes deram início à sua competição, com a prova de Esgrima. A mais jovem atleta da Missão (14 anos), ficou no 16º lugar nesta prova, fruto de 10 vitórias e 13 derrotas nos combates disputados, somando 202 pontos. Na prova masculina, Daniel Lopes está em 21º lugar, com 178 pontos, fruto de sete vitórias e 16 derrotas.

Esta sexta-feira, quatro atletas irão competir em Nanjing, com destaque para a Medal Race na Vela, onde Rodolfo Pires irá lutar por um lugar no pódio:

PROVA

ATLETA

HORAL LOCAL

HORA PORTUGAL

Canoagem – K1 Sprint – Eliminatórias

Luís Ferreira

10:20

03:20

Vela – Byte CII – Medal Race

Mafalda Pires de Lima

11:00

04:00

Vela – Byte CII – Medal Race

Rodolfo Pires

11:00

04:00

Pentatlo Moderno – Natação Feminina

Maria Teixeira

14:30

07:30

Pentatlo Moderno – Esgrima Feminina

Maria Teixeira

16:00

09:00

Canoagem – K1 Sprint – Oitavos-de-final

Luís Ferreira

16:50

11:50

Pentatlo Moderno – Combinado Feminino

Maria Teixeira

17:30

10:30

Canoagem – K1 Sprint – Quartos-de-final

Luís Ferreira

18:05

11:05

 

NOTA: A bold as provas que carecem de apuramento para serem disputadas.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais