Primeira medalha de Ouro para Portugal nos 3ºs Jogos da Lusofonia. André Silva e Diogo Silva venceram a final da prova de Pares Masculinos na modalidade de Ténis de Mesa, frente à outra dupla nacional, composta por Jorge Costa e Diniz Cunha. A dupla vencedora impôs-se por 3-1, com os parciais 11-7, 9-11, 11-4 e 11-5, conquistando assim o Ouro, enquando a dupla nacional vencida se quedou pela prata. Com estas duas medalhas sobe para três o número de medalhas conquistas pelo nosso país, ao quarto dia de provas e onde apenas a modalidade de Ténis de Mesa, de entre as que Portugal participa, já começou a atribuir as medalhas.

No final, a dupla vencedora vibrou com a medalha de ouro. “Encontramo-nos atualmente a jogar no mesmo clube o que acabou por ser uma vantagem para nós. Quando conhecemos os adversários, eu e o Diogo estabelecemos como objetivo ganhar o torneio pelo que estamos bastante satisfeitos”, disse André Silva. “Depois da competição das equipas estava desejoso de ouvir tocar o hino nacional no lugar mais alto do pódio”, acrescento o seu companheiro Diogo Silva.

Jorge Costa e Diniz Cunha não esconderam alguma desilusão, mas simultaneamente manifestaram contentamento pelo resultado alcançado. “Tendo sido a primeira competição em que participaramos como par, foi um excelente resultado, mas custa sempre defrontar colegas de selecao. No entanto conseguimos a prata o que nos deixa de alguma forma contentes”, referiram ambos no final da prova.

Mas este foi um dia longo de emoções nesta modalidade, com vários atletas a disputarem as provas de singulares masculinos, feminos, pares masculinos e femininos e pares mistos.

Se nos Pares Masculinos, a prova já terminou com duas medalhas para Portugal, nos Pares Femininos começou hoje a participação nacional, com as duas duplas a conseguirem apurar-se para as meias-finais, com duas vitórias por 3-0, Raquel Andrade e Patrícia Maciel sobre uma dupla de Angola, e Marta Santos e Joana Mota sobre uma dupla da Índia. Amanhã a prova chegará ao seu final, com Portugal com a certeza de que ganhará, pelo menos, mais uma medalha. As duas duplas irão defrontar equipas da Índia.

Em singulares femininos, Raquel Andrade falhou o pódio ao somar duas derrotas esta quarta-feira, ambas por 0-4, primeiro nas meias-finais e depois no jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, contra mesatenistas indianas.

Nos singulares masculinos, tiveram hoje lugar os quartos-de-final, com dois dos quatro atletas nacionais a seguirem em frente. André Silva, que bateu um macaense por 4-0, e Diogo Silva, que venceu um mesatenista da Índia por 4-3, estarão amanhã a lutar pelo acesso à final, ambos contra atletas da Índia, sendo certo que também nesta prova pelo menos uma medalha está assegurada. Pelo caminho nos quartos ficaram Diogo Pinho, que perdeu 1-4 frente a um atleta da Índia, e Jorge Costa, por igual resultado, também frente a um atleta do país organizador.

Por fim, em Pares Mistos, Portugal tem uma dupla na final. Diogo Silva e Joana Mota venceram nas meias a outra dupla nacional que atingiu esta fase da prova, composta por André Silva e Patrícia Maciel, por 3-1. Na final irão defrontar uma dupla da casa, assim como o par nacional que lutará pelo bronze. Antes, nos quartos, ficaram pelo caminho as duplas Diogo Pinho/Joana Fins e Jorge Costa/Marta Santos.

Amanhã será assim um dia de jogos decisivos, uma vez que será o último da modalidade em Goa. Portugal poderá aumentar o seu pecúlio de medalhas, consolidando o segundo lugar no medalheiro, que partilha no final do 4º dia com Macau, ambos com 3 medalhas conquistadas. A Índia lidera destacada com 8.

Hoje começou a disputar-se o Voleibol de Praia, num ambiente de grande festa na praia de Miramar, em Panjim, que acolhe a modalidade. A dupla Ana freches Juliana Rosas ganhou por 2-0 ao Sri Lanka, enquanto a dupla Joana Vasconcelos/Raquel Lacerda perdeu nas diferenças por 2-1 com uma equipa de Angola.

Na vertente masculina, a dupla Pedro Rosas/José Pedrosa bateu por 2-0 uma dupla de Angola.

Amanhã continuam os Jogos da fase inicial desta modalidade.

 

Consultar aqui a listagem de atletas nacionais participantes

Consultar aqui o calendário dos atletas nacionais

Consultar aqui o calendário geral de provas

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais