José Gomes Pereira, Diretor de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal, foi um dos oradores convidados da MEDtalk integrada na Feira de Saúde e Bem-Estar. Com o tema “Desporto e Saúde”, José Gomes Pereira foi pragmático na abordagem: “O exercício dá saúde”.

Na sua intervenção, José Gomes Pereira realçou a necessidade do movimento para o correto funcionamento do corpo. “O homem foi concebido para o movimento”, referiu, “se pararmos, morremos!”. Numa altura em que a longevidade é uma evidência, são três os fatores que contribuem para viver com mais qualidade – a alimentação, o sono e o exercício.

Apesar dos avanços científicos, o especialista em medicina desportiva não tem dúvidas em afirmar que “o que nos faz viver mais tempo são os comportamentos”. É por isso que considera importante educar para a saúde, integrando a componente do exercício de acordo com a capacidade adaptativa de cada indivíduo.

Nesta intervenção houve ainda tempo para abordar a relação do exercício físico com o processo evolutivo das doenças. “Todas as doenças, exceto em casos agudos, beneficiam com exercício devidamente orientado”. Por isso a mensagem da sua intervenção foi clara: “Exercício faz parte da nossa vida. E quem faz exercício vive melhor”.

A Feira de Saúde e Bem-Estar termina a 10 de outubro e o programa pode ser consultado aqui.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais