Foi a 23 de agosto de 2013 que a Assembleia Geral das Nações Unidas tomou a decisão histórica de aprovar a criação de um Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz.

Ficou então decidido que, a partir daquele dia, o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz seria celebrado a 6 de abril, por ter sido o dia da cerimónia de abertura dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, em Atenas.

No âmbito desta decisão, a AG das Nações Unidas relembrou ainda o papel fulcral que o Comité Olímpico Internacional desempenha na promoção de estilos de vida saudáveis e na criação de acesso ao desporto ao maior número de pessoas possível em todo o mundo.

O Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz é então entendido como um complemento ao Dia Olímpico, celebrado anualmente a 23 de junho em todo o mundo, onde milhões de pessoas participam em atividades várias, promovidas por cada Comité Olímpico nacional.

Em 2015, O Comité Olímpico de Portugal assinalou o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz com a organização de uma conferência proferida por Vitor Serpa, jornalista e diretor do Jornal A Bola. A temática abordada nessa circunstância foi “O Desporto na Descolonização Portuguesa”, texto que agora se disponibiliza a todos os interessados através da coleção – Valorizar Socialmente o Desporto: Um desígnio Nacional.

O fascículo agora publicado foi escrito por Vítor Serpa, precisamente na sequência desta iniciativa.

6 – O Desporto na Descolonização Portuguesa

Patrocinadores/Parceiros Nacionais