Na altura em que faltam precisamente seis meses para o início dos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing 2014, o ginasta olímpico português Nuno Merino, que detém a melhor classificação olímpica portuguesa em Trampolins, foi um dos 37 atletas nomeados como Atletas Modelo.

Selecionados por 28 Federações Internacionais cuja modalidade marcará presença em Nanjing 2014, a lista dos atletas nomeados contem nomes lendários do mundo do desporto, incluindo campeões olímpicos e mundiais. Em Nanjing estes atletas irão desempenhar um papel chave no apoio e aconselhamento, sendo mentores dos 3.800 jovens atletas que irão participar nos segundos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ). Da lista fazem também parte atletas do rugby de sevens e do golfe, modalidades que farão a sua estreia nos JOJ, antes de participarem nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Veja aqui a lista completa dos atletas nomeados.

 

Mariana Catarino será a Embaixadora Portuguesa

Além de nomear 37 atletas como Atletas Modelo, o Comité Olímpico Internacional (COI) divulgou também a lista de 105 Jovens Embaixadores, nomeados por cada Comité Olímpico Nacional. Mariana Catarino, jovem jornalista formada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, será a embaixadora nacional em Nanjing 2014, onde para além de representar Portugal em diversas atividades oficiais, irá dar apoio ao Chefe de Missão e à área de comunicação.

Esta eclética lista de 105 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, inclui atletas no ativo, incluindo atletas olímpicos, treinadores, estudantes e jovens profissionais. Apesar das diferentes áreas de vida e formação, estes Jovens Embaixadores, que foram nomeados pelos seus Comités Olímpicos Nacionais, têm um ponto em comum, o desejo de viverem segundo os valores olímpicos, inspirando e capacitando outros jovens a fazerem o mesmo.

Veja aqui a lista completa de Jovens Embaixadores.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais