“NRP Sagres – Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos Rio 2016″ é o título do livro agora editado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Marinha Portuguesa, que dá conta da presença da Missão Portuguesa na grande competição realizada no Brasil.

Sagres, Navio da República Portuguesa, foi a Casa de Portugal no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos, e por lá passaram mais de 55 mil visitantes, desde que atracou no Cais da Portuguesa, a 3 de agosto de 2016, até à largada, a 22 de agosto. A obra contém testemunhos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; do Primeiro-Ministro, António Costa; do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino; do então Chefe de Estado-Maior da Armada, Luís Macieira Fragoso; e do comandante do NRP Sagres, António Manuel Gonçalves; e nela estão refletidos os 43 dias da viagem entre Lisboa e o Rio de Janeiro, que incluiu escalas na Praia (Cabo Verde), Recife e Salvador (ambas já no Brasil). A bordo seguiu a atleta olímpica Joana Pratas, que registou alguns dos momentos que as muitas fotografias publicadas revelam.

A bordo do NRP Sagres, no dia 9 de agosto de 2016, foi homenageada a judoca olímpica Telma Monteiro, pela conquista da medalha de bronze.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais