O recentemente empossado Presidente do Comité Olímpico da Guiné-Bissau encontra-se em Portugal, tendo vindo apresentar cumprimentos ao Presidente do Comité Olímpico de Portugal. Nesta visita, Sérgio Mané, fez-se acompanhar do Presidente cessante e agora Presidente de Honra do Comité Olímpico guineense, Augusto Viegas.

Ambas as partes manifestaram o interesse em aprofundar laços de cooperação e aumentar a relação institucional entre ambas as entidades, bem como com os restantes comités olímpicos de língua portuguesa.

A questão da portugalidade esteve também em cima da mesa dado que é objetivo comum a estes dois Comités Olímpicos, constituir a língua portuguesa como língua de trabalho no Comité Olímpico Internacional, pelo que foram definidas algumas diligências diplomáticas a tomar pelas partes no sentido de assegurarem esta meta.

Outro dos temas foram os Jogos da Lusofonia, que terão em 2013 a sua terceira edição, a ter lugar em Goa, tendo-se falado de alguns atrasos verificados na conclusão das infraestruturas desportivas que irão acolher as competições, bem como questões burocráticas inerentes à presença das comitivas dos vários comités da ACOLOP que irão participar nos Jogos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais