A UNESCO aprovou ontem a nova Carta Internacional da Educação Física e do Desporto, reconhecendo a importância do desporto para o desenvolvimento e para a paz durante a 38ª Sessão da Conferência Geral UNESCO que se reuniu de 3 a 18 de novembro na sede da organização.

“A adoção de uma nova Carta marca uma passagem das palavras ao atos, das intenções à implementação. Marca o tom para um novo debate internacional da política desportiva, que deve focar-se na troca de boas práticas, educação e programas de treino, capacidade de desenvolvimento e advocacia. Este é também um forte reconhecimento de que a educação física é um motor para promover a igualdade do género, a inclusão social, a não discriminação e o diálogo sustentado entre as sociedades”, referiu a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova.

Baseada no espírito universal da Carta adotada em 1978, e integrando importantes evoluções no campo de desporto durante os últimos 37 anos, a revisão da Carta coloca em destaque os benefícios para a saúde da atividade física, a inclusão de pessoas com necessidades especiais, a proteção de crianças, o papel do desporto para o desenvolvimento e para a paz, assim como a necessidade de proteger o desporto e a sua integridade do doping, da violência, da manipulação e da corrupção.

A Carta Original, que foi atualizada em 1991, foi o primeiro documento de direitos que referiu que a “prática de atividade física e desporto é um direito fundamental de todos”.

A adoção deste novo documento representa um compromisso renovado da comunidade internacional para promover o desporto como um catalizador da paz e desenvolvimento, assim como um reforço da Educação Física de qualidade.

Esta revisão envolveu especialistas e praticantes de governos, organizações desportivas, academias e ONG’s. Esta versão moderna da Carta inclui contribuições do Comité Intergovernamental para a Educação Física e Desporto (CIGEPS) e o seu Conselho Consultivo Permanente (PCC), assim como da Comissão Executiva da UNESCO.

Mais informação sobre a Nova Carta Internacional da Educação Física e do Desporto está disponível em http://en.unesco.org/sportcharter.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais