A IOC Youth Session, que teve hoje lugar na cidade olímpica de Nanjing, foi uma cerimónia de boas-vindas a todos os jovens atletas que foram apurados para os segundos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) de verão.

Durante a IOC Youth Session foram representados os objetivos do programa olímpico juvenil, desde a competição, ao extenso programa cultural e educacional que o Comité Olímpico Internacional promove durante os jogos. O ADN dos Jogos Olímpicos da Juventude, isto é, os seus elementos basilares são competir, aprender e partilhar. Nos 12 dias de duração dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing, os atletas serão convidados a, paralelamente à competição, viver uma experiência totalmente nova que os irá inspirar para o seu futuro como verdadeiros atletas olímpicos.

Na cerimónia de boas-vindas a cultura Chinesa esteve sempre presente em todas as performances, com os vermelhos garridos, os amarelos vivos e o típico som da música chinesa. Os milhares de voluntários que prestam apoio nos JOJ tiveram um papel fundamental nesta cerimónia, onde também os jovens embaixadores foram convidados a integrar o espetáculo e a tocar em bombos chineses e dançar com os tradicionais dragões típicos do país. No final, os atletas foram convidados a subir ao palco e dançar conjuntamente com todos os figurantes. Os missão olímpica portuguesa reuniu-se com os restantes desportistas e viveram momentos de partilha e amizade, valores característicos do movimento olímpico.

Nos JOJ, conceitos como juventude e olimpismo dão o mote para toda a envolvência da competição. O evento olímpico tem a particularidade de estar destinado a apenas jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, sendo bastante distinto de um evento olímpico convencional e em maior escala.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais