A Assembleia Geral das Nações Unidas tomou uma decisão histórica ao aprovar a criação de um Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz. A data será assinalada a 6 de abril, dado ter sido o dia da cerimónia de abertura dos primeiros jogos da era moderna em 1896, em Atenas, pelos estados-membro das Nações Unidas. No âmbito desta decisão, a AG das Nações Unidas relembrou ainda o papel fulcral que o Comité Olímpico Internacional desempenha na promoção de estilos de vida saudáveis e na criação de acesso ao desporto ao maior número de pessoas possível em todo o mundo.

O COI e as Nações Unidas têm um compromisso de longa data de promoverem o desporto como uma ferramenta de mudança social, tendo trabalho em conjunto em variadissimos projetos, onde se incluem a organização do Fórum Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, que se realiza a cada dois anos. Desde 2009, o COI passou a deter o estatuto de observador das Nações Unidas.

Após a decisão das Nações Unidas, o Presidente do Comité Olímpico Internacional, acompanhado do n.º 1 do ranking mundial de ténis, Novak Djokovic, afirmou que “o verdadeiro valor do desporto é determinado não por palavras escritas, mas pela forma como o desporto é praticado. Sem valores, o desporto é um combate com outro nome. Mas com valores, é um caminho para o entendimento cultural, educação, saúde e desenvolvimento económico e social. Vemos o verdadeiro valor do desporto e da atividade física várias vezes. Ajuda os jovens a aprenderem o valor da auto-disciplina e da definição de valores. Ajuda a construir auto-confiança. Coloca em causa os estereótipos de género. Oferece uma alternativa ao conflito e à delinquência. Ajuda a trazer esperança e um propósito aos refugiados, comunidades pobres e outras pessoas com necessidades. Ajuda os jovens nas escolas, aporta saúde”.

Este Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz será um complemento ao Dia Olímpico, celebrado anualmente a 23 de junho em todo o mundo, onde milhões de pessoas participam em atividades várias, promovidas por cada Comité Olímpico nacional.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais