E à terceira tentativa de conquistar o Bronze no Judo, Portugal voltou a morrer à beira da praia. Praia que também foi madrasta hoje para Portugal, dado que a Seleção Nacional de Futebol de Praia perdeu a meia-final contra a Rússia e ficou de fora da luta pelo Ouro. Contudo, terá ainda a oportunidade de chegar ao pódio caso vença a Suíça (venceu por 6-5 na fase de grupos, logo no jogo inaugural), amanhã de manhã em Baku.

O Judo voltou a ser o destaque do dia, com Portugal a ter um judoca a competir no combate pelo bronze pelo terceiro dia consecutivo. Primeiro foi Sergiu Oleinic. Depois foi Ana Cachola, ontem. E hoje Jorge Fonseca. Infelizmente, o denominador comum foi mesmo a derrota na hora de poderem subir ao pódio.

O judoca do Sporting, 24ª da hierarquia mundial, na categoria -100kg, esteve quase perfeito. Começou por vencer o estónio Grigori Manaskin (41º do mundo), com dois Yuko.

Seguiu-se o nr. 2 do mundo, o azeri Elmar Gasimov, onde conseguiu contrariar o favoritismo do homem da casa. Fonseca revelou-se impenetrável em relação ao ambiente adverso do pavilhão, que apoiava fervorosamente Gasimov, e depois de um Yuko a abrir, fechou o combate com um Ippon a menos de meio minuto para o final, carimbando assim a passagem aos quartos-de-final.

Nos quartos-de-final, o judoca português precisou de pouco mais de dois minutos para vencer o combate contra Frederik Joergensen, da Dinamarca, 63º do mundo, com dois Waza-ari, cuja soma atribuiu Ippon ao português e consequente final do combate!

Fonseca ficava a um combate da final. Porém, acabaria por não conseguir lá chegar., dado que perdeu nas meias-finais com o holandês Henk Grol, 11º do ranking mundial, por Waza-ari, ficando relegado para o combate pela medalha de bronze.

E aí chegado, repetiu-se a história. Pela terceira vez, os judocas lusos chegaram ao combate do bronze mas infelizmente não conseguiram chegar ao pódio. Jorge Fonseca, na categoria de -100kg, acabou por perder por Ippon contra o belga Toma Nikiforov e não conseguiu atingir o bronze. Fica o amargo de falhar o pódio, mas o orgulho de uma fantástica prestação do judoca do Sporting.

Menos sorte tiveram Célio Dias e Yahima Ramirez. Célio Dias (22º da hierarquia mundial) perdeu no primeiro combate contra o azeri Ramin Gurbanov (53º), por Ippon, na categoria de -90kg e viu-se afastado prematuramente da competição. Um Yuko logo a abrir o combate obrigou Célio a ir atrás do prejuízo, acabando por ser surpreendido num contra-ataque do azeri, quando Célio procurava projetar o seu adversário.

Yahima Ramirez, 24ª do ranking mundial, na categoria de -78kg, foi eliminada pela polaca Daria Pogorzelec, 13ª do mundo, num combate sem pontos, onde os três Shidos (penalizações) aplicados à judoca luso-cubana, contra dois à polaca, acabaram por ditar o afastamento prematuro de Yahima.

 

Resta o Bronze no Futebol de Praia

Depois de ter ganho todos os jogos nos minutos finais, desta vez Portugal não conseguiu repetir a dose frente ao líder mundial, a Rússia. O jogo foi extremamente equilibrado, com os russos a colocaram-se na frente do marcador, no segundo período, por intermédio de Artur Paporotnyi. A reação lusa não se fez esperar e José Maria restabeleceu a igualdade, quatro minutos depois.

Foi no terceiro e último período que a partida se decidiu. O mesmo Artur Paporotnyi bisou a dois minutos do final e colocou os russos na final. Portugal tudo tentou para igualar a contenda, mas já não conseguiu virar o rumo dos acontecimentos.

Portugal vai, agora, discutir a medalha de bronze nos Jogos Europeus, diante da Suíça, que perdeu por 4-7 diante da Itália na outra meia-final. Recorde-se que Portugal venceu a turma helvética no jogo inaugural, por 6-5. O jogo terá lugar amanhã, domingo, às 10h30.

 

Natação despediu-se de Baku

João Vital encerrou a participação portuguesa na Natação esta manhã em Baku. O jovem nadador luso foi 13º nas eliminatórias dos 400m Estilos, com o tempo de 4:27.84, falhando o acesso à final. A Natação lusa conseguiu presença em duas finais e três semi-finais.

Artigos Relacionados

Lisboa2Baku
10.04.2015

Patrocinadores/Parceiros Nacionais