OLY2004-BEACH VOLLEY-GREECE-PORTUGAL
Volei
A modalidade olímpica, voleibol, tem duas disciplinas - voleibol e voleibol de praia. Ambas as disciplinas seguem as mesmas habilidades básicas, e o fluxo do jogo segue linhas semelhantes: serve uma equipa e a outra tenta ganhar o serviço utilizando no máximo três toques. O voleibol de praia é equivalente ao voleibol mas ao ar livre e – apesar da imagem glamourosa – é tão cansativo como na vertente indoor. Nem sempre é sempre jogado numa praia real, a areia usada no fundo do campo fornece pouca aderência, mas a superfície é macia para as quedas. Isto significa que jogos conseguem ser incrivelmente físicos, com os atletas a mergulharem para tocarem na bola sem o risco de ferimentos graves, o que aconteceria num chão duro.
saiba mais em http://www.fpvoleibol.pt

O voleibol como o conhecemos hoje, teve início na década de 1890, foi criado pelo professor William Morgan que lecionava no ginásio YMCA em Massachusetts, nos Estados Unidos. Os soldados americanos levaram o jogo para a Europa ocidental enquanto serviam na França, durante a grande guerra.

Nos anos 30, a URSS reconheceu que o voleibol fornecia aos seus cidadãos, de todas as idades, uma fonte de divertimento. A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 1946, dez anos antes, a modalidade era reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional.

O voleibol (indoor), foi adicionado ao programa olímpico em Tóquio 1964 tanto para homens como para mulheres.

O Voleibol de praia surgiu nos anos 20 em Santa Mónica, Califórnia, mas foi sempre visto como jogo lúdico não competitivo. Mais tarde começou a ser jogado em estâncias balneares europeias, nomeadamente em França, mas a primeira prova oficial de 2x2 só surgiu em 1947 e o primeiro circuito nas praias californianas em 1950.

No entanto, foi preciso esperar ate 1987 pela oficialização por parte da Federação Internacional de Voleibol do primeiro Campeonato do Mundo masculino, realizado na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, pois o Brasil era entretanto um dos países onde o desporto mais se desenvolvera a partir de finais dos anos 70.

O primeiro Mundial feminino foi disputado em 1993 e a entrada nos Jogos Olímpicos deu-se mais tarde, tornando-se rapidamente num dos desportos nos Jogos de Atlanta, três anos mais populares, graças ao excelente ambiente que proporciona numa combinação de ritmo, musica e alegria.

Resultados

Ano Cidade Prova Atleta Resultado Obs.
1996AtlantaPraia Mas.João Brenha4º lugar
1996AtlantaPraia Mas.Miguel Maia4º lugar
2000SydneyPraia Fem.Ana Cristina Pereira9º lugar ex-aequoEm 24 nações
2000SydneyPraia Mas.João Brenha4º lugarEm 24 nações
2000SydneyPraia Fem.Maria José Schuller9º lugar ex-aequoEm 24 nações
2000SydneyPraia Mas.Miguel Maia4º lugarEm 24 nações
2004AtenasPraia Mas.João Brenha9º lugar ex-aequoEm 16 nações
2004AtenasPraia Mas.Miguel Maia9º lugar ex-aequoEm 16 nações

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais