Taekwondo
É uma forma coreana de arte marcial, que foi a arte marcial dominante no país desde 1955. Cada uma das oito categorias envolve um torneio de eliminação simples com uma dupla repescagem para a luta pela medalha de bronze. Isto significa que, para um atleta chegar à medalha de ouro, ele ou ela devem avançar pelas rondas preliminares invictos; considerando que a conquista da medalha de bronze será o jogo entre os dois atletas que têm a cada uma derrota.
saiba mais em http://fptkd.com/

O Taekwondo é uma Arte Marcial tradicional coreana, cujo nome significa modo de pontapear e golpear. No Taekwondo as mãos e os pés são utilizadas para vencer o opositor, mas o que distingue o desporto é a conjugação dos movimentos de pontapeio.

As origens não estão bem determinadas, mas são normalmente referidas as possibilidades de ter nascido na era dos três Reis (50 anos a.C.) quando os guerreiros da Dinastia Silia desenvolveram a arte marcial tae kyon (pé-mão), também a hipótese de ser uma forma de boxe chinês, que foi desenvolvido no Templo de Shaolin (520 A.C.) por Bodhidharma, o fundador do Budismo Zen, ou finalmente um desenvolvimento do karaté japonês de Okinawa. Mas o que parece reunir hoje maior consenso é a certeza de ter sido um desenvolvimento de artes marciais asiáticas, combinadas com técnicas tradicionais de kickboxing.

Das diversas artes marciais coreanas, o Taekwondo começou a emergir como a mais popular no início do século XX e acabou por se tornar dominante. Em 1955, foi escolhida pelos mestres como a definitiva Arte Marcial Coreana, com o objetivo de a desenvolver internacionalmente. Em 1973, o Governo da Coreia reconheceu a Federação Internacional de Taekwondo como entidade governativa legítima da modalidade a nível internacional, e logo nesse ano realizou-se o primeiro Campeonato do Mundo.

O Taekwondo entrou como modalidade de exibição nos programas dos Jogos de Seul 88 e Barcelona 92. Na 103º a Sessão do C.O.l., em 1994 em Paris, tornou-se em modalidade oficial, a partir dos Jogos de Sydney de 2000, onde participaram 193 atletas de 51 países.

Resultados

Ano Cidade Prova Atleta Resultado Obs.
2008Pequim- 58 Kg Mas.Pedro Póvoa7º lugar ex-aequoEm 16 participantes
2010Singapura-63 Kg Mas.Mário Gentil Silva2º lugar
2016Rio-58kgRui Bragança9º lugar16 participantes
2015Baku-58kgJoana Cunha
2015Baku-80kgJulio Ferreira
2015Baku-68kgMario Silva
2015Baku-58kgRui Bragança

Patrocinadores/Parceiros Nacionais