Hoquei
Embora não sejam exatas as evidências das origens do jogo, admite-se que o Hóquei em Campo seja o jogo mais antigo de «Stick e Bola» conhecido. Uma gravura descoberta perto de Minia no Vale do Nilo, retrata uma forma de Hóquei jogada há 4000 anos atrás. Cada jogo consiste em dois períodos de 35 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre os períodos. Existem 12 equipas de 16 jogadores que são colocados em dois grupos de seis.
saiba mais em http://www.fphoquei.pt/

Há evidências de jogos de bola e stick em muitas das antigas civilizações na Europa, Médio Oriente e Américas. Longe vão os dias onde jogar hóquei significava em pé num campo de lama na chuva congelante frio e condução. Nos últimos anos, muito tem sido feito para melhorar a experiência e oportunidades para todos jogarem.

A chegada da relva artificial e a evolução das regras significaram que o hóquei se tenha tornado mais agradável do que nunca. A versão moderna do jogo foi desenvolvida na Grã-Bretanha no século XIX como uma opção alternativa ao futebol durante os meses de inverno. O clube de Londres, Teddington, ajudou a refinar o jogo introduzindo um número das regras modernas e conceitos, incluindo a introdução de uma bola em forma de esfera, que substituiu um cubo de borracha.

O hóquei espalhou-se pelo mundo como resultado das colonias da Grã-Bretanha. As mulheres começaram a jogar o jogo no fim do século XIX. O primeiro torneio internacional de hóquei foi disputado entre a Inglaterra e a Irlanda em 1895, com a vitória da Inglaterra. O hóquei apareceu pela primeira vez no programa olímpico em 1908, mas só para os homens. Desapareceu até 1920 e deste então, faz parte do programa. O hóquei feminino foi introduzido em 1980, nos Jogos Olímpicos de Moscovo.

Resultados

sem resultados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais