Boxe
O Boxe é uma das modalidades mais ilustres e históricas nos Jogos Olímpicos. Os homens têm combatido de forma desportiva desde 5000 a.C. no Médio Oriente, enquanto na Grécia antiga nos Jogos Olímpicos da Antiguidade era um dos eventos principais. Embora o Boxe seja um desporto extremamente agressivo, este também coloca um grande ênfase na técnica, concentração e resistência física. Os melhores pugilistas da Grécia antiga – como Melagomas – eram na verdade mais famosos pelo seu 'atravmatistos' (ou incólume) estilo de boxe.
saiba mais em http://www.fpboxe.pt/

Os primeiros registos da prática de boxe são no Egito em 3000 d.C., e rapidamente tornou-se num dos pilares dos Jogos Olímpicos da antiguidade na Grécia desde a Olimpíada 23 de 688 d.C., e o seu primeiro campeão foi Onomastos Smyrnaios. O primeiro registo de um combate de boxe foi em Inglaterra em 1681, mas só em 1743, é que Jack Broughton desenvolveu o seu primeiro conjunto de regras.

Só em 1867, é que começou boxe moderno como o conhecemos. O boxe moderno foi introduzido como modalidade olímpica em St. Louis em 1904, com sete categorias de peso. Em 1912, a competição boxe foi cancelada para os jogos de Estocolmo, devido a antiga lei sueca. No entanto, a seguir à I guerra mundial, foi retoma para os Jogos Olímpicos de Antuérpia, 1920.

Provavelmente o mais famoso de todos os boxistas era Cassius Marcellus Clay, que ganhou o ouro em Roma em 1960 e mais tarde passou a tornar-se, talvez, o melhor boxista de pesos pesados profissional de todos os tempos sob o nome de Muhammad Ali.

Resultados

Ano Cidade Prova Atleta Resultado Obs.
1980Moscovo- 48 Kg Mas.João Manuel MiguelOitavos de finalEm 22 participantes

Patrocinadores/Parceiros Nacionais