Andebol
Andebol é jogado num pavilhão entre duas equipas, com sete jogadores cada. O objetivo dos jogadores é, usando apenas as mãos, lançar a bola para dentro da baliza adversária e assim, marcar “golo”. A equipa com mais golos no final do jogo ganha.
saiba mais em www.fpa.pt

O andebol é considerado um dos jogos mais antigos da história do desporto. Referências na Odisseia de Homero fornecem evidências de um jogo semelhante ao andebol, que foi disputado na ilha do Faiakes (Corfu). Outro sinal é uma estátua em bronze do século III a.C. encontrada em Dodoni, mostrando um rapaz a carregar uma bola na mão. Representações de homens a jogar de uma forma “primitiva” andebol também são encontradas numa placa de mármore na Acrópole em Atenas de 600 a.C.

Tornou-se modalidade olímpica em Berlim (1936), com 11 contra 11 jogadores. Em Munique (1972), reapareceu mas já com a atual forma de 7 contra 7 jogadores. Para as mulheres só surgiu em 1976 nos Jogos Olímpicos de Montreal. Hoje em dia é permitido o apuramento de 12 equipas, tanto nos homens como nas mulheres.

Resultados

sem resultados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais