Teve lugar esta manhã na sede do Comité Olímpico de Portugal a conferência de imprensa de apresentação da Missão Olímpica aos Jogos de inverno Sochi 2014. Arthur Hanse e Camille Dias, os dois atletas que vão representar Portugal na cidade russa, tiveram o primeiro contacto com a comunicação social portuguesa, no dia em que partem rumo a Sochi.

Otimismo e expectativa foram as palavras de ordem no discurso de ambos os atletas, assim como do Chefe de Missão, Pedro Farromba, que é também Presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI). Portugal irá participar na prova rainha dos Jogos de inverno, o Slalom, tanto na prova masculina como feminina, o que em simultâneo, acontece pela primeira vez, dado que apenas por duas vezes Portugal competiu nesta prova, em 1952, em Oslo, com Duarte Espírito Santo Silva, e em 1994, por Georges Mendes.

“Considero esta participação nos Jogos Olímpicos como uma excelente oportunidade de divulgar todo o trabalho que a FDI-Portugal tem feito no desenvolvimento dos desportos de inverno, desde a prática desportiva nas crianças, passando pela formação de treinadores e juízes até à procura de atletas portugueses residentes no estrangeiro a par com o incremento das competições nacionais e internacionais das selecções nacionais.”, referiu o Chefe de Missão após ter dado a conhecer a equipa que irá liderar.

Relativamente aos objetivos, Pedro Farromba revelou realismo sobre o grau competitivo que os atletas nacionais irão enfrentar. “A participação em si é já uma vitoria pois ter dois atletas em simultâneo na modalidade rainha dos Jogos Olímpicos constitui um feito nunca antes alcançado pelo nosso País. No entanto, vejo esta Missão como um enorme alento para o aumento da visibilidade dos Desportos de inverno em Portugal. Sendo as disciplinas onde os nossos atletas vão participar das mais competitivas a nível mundial, onde proliferam excelentes atletas oriundos de países com muita tradição nestas modalidades, a nossa participação deverá ser pautada pela excelência do nível competitivo e pelo ganho de experiência que pretendemos alcançar.”

Arthur Hanse vai estrear-se em Jogos Olímpicos em Sochi. O esquiador nasceu em França há 20 anos, país no qual residiu desde sempre, mas nunca fugindo às suas raízes nacionais, através da avó paterna. “Estarei a representar as minhas raízes. Representar Portugal numa modalidade com pouca expressão no país é, para mim, também, um desafio. Quero estar ao meu melhor nível e representar Portugal da melhor forma possível. Porém, tanto eu como o meu treinador acreditamos que é possível atingirmos os 40 primeiros, o que será um prémio para esta primeira participação nos Jogos, onde quero, acima de tudo, ganhar experiência para ter outras ambições nas próximas edições.”

Mais nova, com apenas 17 anos, a luso-suíça Camille Dias irá também estrear-se nos Jogos Olímpicos na Rússia, representando Portugal.  “Escolhi a nacionalidade portuguesa porque o meu pai é português, o que me fez sentir sempre perto da cultura do nosso país. O meu objetivo para os jogos é aproximar-me dos 30 primeiros classificados, seria uma vitória conseguir entrar nesse grupo dos melhores”.

Os atletas irão participar nas provas de Slalom Gigante nos dias 18 (Camille Dias) e 19 (Arthur Hanse), com início previsto para as 7h de Portugal, e na prova de Slalom nos dias 21 (Camille Dias) e 22 (Arthur Hanse), às 12h45 em Portugal.

 

Consulte aqui toda a informação sobre a Missão Olímpica portuguesa

Clique aqui para aceder ao site oficial dos Jogos Olímpicos de inverno Sochi 2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais