Uma representação da Missão Portuguesa aos Jogos Europeus Baku 2015 foi hoje recebida pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, pelo Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, e pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, na residência oficial do Primeiro-Ministro em São Bento, para a apresentação de cumprimentos antes da viagem para a capital do Azerbaijão.

A comitiva, liderada pelo Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e pelo Chefe de Missão, José Garcia, teve a oportunidade de receber os votos de felicidades a todos os participantes nacionais na primeira edição dos Jogos Europeus, que decorrem 12 a 28 de junho.

Entre Atletas e Oficiais estiveram presentes perto de uma centena de membros da Missão, dos quais 47 são atletas, representantes de 11 das 14 modalidades que representarão Portugal nos Jogos Europeus.

No seu discurso, Pedro Passos Coelho considerou os Jogos Europeus uma “etapa intermédia” tendo em vista os Jogos Olímpicos, ressalvando o apoio que o Governo tem dado nesta matéria. “Queria apenas dizer-vos que nós procurámos dar maior estabilidade a todo o trabalho de preparação olímpico. Por essa razão, já tive a ocasião de o destacar noutras circunstâncias, quisemos olhar não apenas para os próximos Jogos, mas os que estão na calha a seguir e que terão lugar nos nossos antípodas daqui a cinco anos.”

O Primeiro-Ministro destacou ainda as características dos atletas lusos. “Têm um espírito muito determinado, de superação, de alcançar sempre o melhor e ir o mais longe possível em todas as competições”. Terminando com votos de boa sorte para a participação portuguesa nesta primeira edição dos Jogos Europeus. “Quero desejar, com sinceridade, que seja possível a todos vós alcançar os melhores resultados que estão nas vossas expetativas e se for possível, por uma conjugação variável de fatores, superar esses objetivos tanto melhor. É caso para dizer que aqui a sorte também conta alguma coisa, mas como em quase tudo na vida a sorte dá uma trabalheira imensa e portanto cá estamos nós para reconhecer esse esforço”.

No final, foi feita a foto da praxe da Missão Portuguesa e oferecido um cachecol oficial da Missão ao Primeiro-Ministro pelo Chefe de Missão.

 

Lista de Atletas presentes:

Badminton – Ângelo Silva, Sónia Gonçalves e Ricardo Silva
Ciclismo – Estrada – Daniela Reis, Edgar Pinto, Fábio Silvestre
Futebol de Praia – Tiago Petrony
Ginástica Acrobática – Beatriz Gueifão, Inês Germano, João Martins, Margarida Fernandes, Raquel Martins
Ginástica Aeróbica – Ana Maçanita e Tiago Faquinha
Ginástica Artística – Mariana Pitrez, Bernardo Almeida, Simão Almeida e Vasco Barata
Ginástica de Trampolins – Beatriz Martins
Judo – André Alves, Carlos Luz, Célio Dias, Diogo Lima, Joana Ramos, Jorge Fernandes, Jorge Fonseca, Nuno Carvalho, Sergiu Oleinic, Telma Monteiro e Yahima Ramirez
Lutas Amadoras – Hugo Passos, João Carvalho, Zurab Bekauri, Liliana Santos e Vânia Guerreiro
Taekwondo – Joana Cunha, Júlio Ferreira e Mário Silva
Ténis de Mesa – Leila Oliveira
Tiro – Joana Castelão e João Costa
Tiro com Armas de Caça – João Bruno Faria e João Paulo Azevedo
Triatlo – Ana Ramos, Melanie Santos, João Pereira e João Silva

Artigos Relacionados

baku2015
13.05.2015

Patrocinadores/Parceiros Nacionais