A Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 regressou esta terça feira a Portugal, com a sensação de dever cumprido.
Arthur Hanse (Slalom Gigante e Slalom) e Kequyen Lam (Esqui Nórdico) foram os representantes portugueses na Coreia do Sul.

Arthur Hanse repetiu presença numa edição dos Jogos. Garantiu a trigésima oitava posição na prova de Slalom, superando mesmo a meta a que se tinha proposto. “Chegar ao top 50 era para mim muito bom. Fiquei no top 40, com sensação de que posso vir a fazer melhor nos próximos Jogos Olímpicos., referiu o olímpico português.
Quanto a Kequyen Lam, esta foi a estreia na maior competição do Mundo de Desportos de Inverno. Viveu as cores da bandeira nacional com grande entusiamo e não se cansa de agradecer o apoio que lhe foi dado. “Obrigado Portugal! Estes foram os meus primeiros Jogos Olímpicos e vou trabalhar para representar o país nos próximos e tentar fazer ainda melhor. Foi fantástica a forma como nos acompanharam!”, confessou o esquiador português.

No balanço desta presença nos Jogos Olímpicos, Pedro Farromba, o Chefe da Missão de Portugal, não podia estar mais satisfeito: “Estipulámos um conjunto de parâmetros para a nossa Missão e foram todos cumpridos. Julgo que, a partir de agora temos condições para sonhar com mais e com ainda melhor nos próximos Jogos. Os contactos, tanto com atletas portugueses que vivem no país, como com os que são filhos de emigrantes espalhados pelo Mundo, estão feitos e vamos trabalhar para que os Desportos de Inverno cresçam ainda mais em Portugal.”

Esta participação em PyeongChang 2018 foi também muito positiva no plano institucional:” O estreitar de relações com várias Federações Internacionais de Desportos de Inverno, os contactos próximos com o Comité Olímpico Internacional e a visita do presidente Thomas Bach à Missão de Portugal, são exemplos das relações de proximidade já estabelecidas, o que é, também para nós, o reflexo de uma presença muito positiva”, acrescentou José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno realiza-se dentro de 4 anos na cidade chinesa de Pequim. É intenção dos responsáveis portugueses que a preparação comece o mais rapidamente possível.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais