Celebra-se oficialmente no próximo dia 6 de abril o primeiro “Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz”, para o qual a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus Estados Membros apelam a comunidade internacional a participar ativamente.

Nesta data, que assinala a abertura dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas, a ONU, através da resolução adotada pela sua Assembleia Geral em 23 de agosto de 2013, recorda o papel do Movimento Olímpico em colocar o desporto ao serviço da humanidade, promover uma sociedade pacifica e estilos de vida saudáveis associando-o à cultura e à educação na salvaguarda da dignidade humana, sem lugar a qualquer forma de discriminação.

Trata-se, pois, de uma oportunidade privilegiada para reconhecer o inestimável papel e amplo contributo das organizações desportivas para o desenvolvimento humano e a mudança social.

Num país ainda longe do ensejo de Pierre de Coubertin de a maior parte dos seus habitantes sentir o desporto como uma necessidade pessoal, e enquanto membros do Movimento Olímpico português, temos um importante papel a desempenhar nesta celebração demonstrando o potencial único desta linguagem universal que nos une.

Neste propósito de reforçar a nossa voz em favor de um maior reconhecimento do desporto como ferramenta ao serviço da paz e do desenvolvimento, e seguindo o repto do Comité Olímpico Internacional (COI), exortamos as federações a assinalar este Dia Internacional através das seguintes possíveis ações:

Veja aqui o vídeo com a mensagem oficial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais