Três Medalhas de Prata hoje na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP)

A quinta edição da Semana Olímpica continua na FADEUP. No quarto dia do evento, várias estrelas do desporto português marcaram presença. Logo de manhã estiveram Miguel Maia e João Brenha, a histórica dupla de Vólei de Praia que alcançou o 4º lugar na disciplina em Atlanta 1996 e novamente em Sydney 2000. Fernando Pimenta (Canoagem), Medalha de Prata em Londres 2012, também esteve presente.

De tarde, mais dois medalhados: Emanuel Silva, que fez dupla com Fernando Pimenta em Londres 2012, e Vanessa Fernandes (2008), Medalha de Prata em Pequim 2008. Mariana Barreto (Vela), que faz parte da organização da Semana Olímpica, também esteve na FADEUP. Os atletas André Silva e Cátia Martis (Ténis de Mesa) estiveram presentes durante a manhã

Nesta quinta-feira, os cerca de 250 jovens de escolas do Grande Porto que passaram pela FADEUP puderam praticar Ginástica, Natação, Ténis, Ténis de Mesa, Boxe e Atletismo. Para tal, as respectivas federações estiveram presentes com seus técnicos e atletas

Para Miguel Maia (Vólei de Praia) é sempre “importante falar de modalidades que não o futebol, pois têm pouca visibilidade e devem aproveitar-se iniciativas como a Semana Olímpica para as divulgar. Se for em pessoa, com jovens e potenciais atletas que ainda não definiram as suas modalidades, ainda melhor. Assim podemos cativar e esclarecer quaisquer dúvidas que tenham para fazer essa escolha”

Fernando Pimenta (Canoagem, Medalha de Prata em Londres 2012) concordou, acrescentando a importância de “Dar a conhecer os atletas portugueses e os seus resultados, que muitas vezes não são conhecidos do grande público” O atleta afirma que “pouco mudou desde Londres. Regressei aos treinos, que concilio com a actividade escolar (estuda Reabilitação Psicomotora) e a procura de apoios e patrocínios, muito importantes para mim, para a Canoagem e para o desporto não profissional em geral”.

Emanuel Silva, dupla de Fernando e também ele Medalhado em Londres 2012 veio à Semana Olímpica apesar de um programa intensivo “Temos feito muito treino de volume, para preparar a época. Fazemos séries de hora e meia, 20km, para no início do ano começarmos a especializar para a nossa disciplina, que é a pista. Também tenho tido tempo para este género de iniciativas, para mostrar como é a vida de um atleta de alta competição”

Já Mário Santos, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e Chefe de Missão em Londres 2012, sublinhou o “défice no apoio privado a modalidades como as que temos aqui na Semana Olímpica. Noutros países europeus, o investimento do estado no desporto de alto rendimento é acompanhado por um elevado investimento do sector privado, que o vê como uma excelente oportunidade de se associar a valores como o sucesso e a dedicação.

A Semana Olímpica prossegue amanhã com Atletismo, Rugby, Ténis, Canoagem, Judo, Ténis de Mesa e Voleibol. Os atletas Nuno Marques e Maria João Khoeler (Ténis), Rosa Mota (Maratonista, Medalha de Bronze em Los Angeles 1984 e Medalha de Ouro em Seul 1988) e Nuno Fernandes (Atletismo), Mariana Lobato (Vela) já confirmaram presença durante o dia.

A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa lança amanhã o manual “O Ténis de Mesa vai à Escola”. O evento tem lugar às 16h no auditório da FADEUP.

A FADEUP cedeu as suas instalações desportivas para a realização da Semana Olímpica. Os participantes poderão praticar um total de 15 modalidades. Para tal, a FADEUP dispõe de instalações desportivas que incluem pavilhões multidesportivos, um centro de treino de ginástica e uma piscina, entre outros.

Esperam-se cerca de 2000 alunos na FADEUP ao longo da Semana Olímpica.

 

Fotografia: ©Mariana Themudo/JFF

Patrocinadores/Parceiros Nacionais