O arquiteto João Paulo Bessa recebeu esta sexta feira a medalha de mérito desportivo, atribuída pela Câmara Minucipal de Lisboa.

João Paulo Bessa praticou diversas modalidades desportivas, tendo-se distinguido no Rugby, primeiramente como jogador e mais tarde como treinador e selecionador.

Foi dos melhores jogadores da Seleção Nacional de Rugby. Enquanto treinador dirigiu o Grupo Desportivo de Direito, o GDS de Cascais e o CDUL. Foi quatro vezes Campeão Nacional da I e II divisão, venceu cinco Taças de Portugal, duas Taças Ibéricas e três Campeonatos Nacionais de Sevens.

Exerceu ainda várias funções ligadas ao dirigismo e gestão pública e é um dos mais conceituados especialistas em infraestruturas desportivas do nosso país. A sua carreira tem sido justamente reconhecida por diversas entidades.Tendo recebido o Prémio Barretina 2012 “Associação – Desporto” da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar.

Esta distinção, de acordo com o proponente Vereador Jorge Máximo
– Vereador do Desporto, Sistemas de Informação e Relação com o
Munícipe -, consubstancia-se no seu desempenho como “ex-seleccionador e um dos grandes nomes de Rugby e do planeamento e arquitectura de infraestruturas desportivas em Portugal”.
A sessão de atribuição pública da medalha realizou-se nos Paços do Concelho, no Salão Nobre do município da capital.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais