Os mesatenistas Marcos Freitas e João Pedro Monteiro qualificaram-se hoje para os Jogos Olímpicos Londres 2012 ao vencerem duas das poules masculinas do Torneio Europeu de Qualificação Olímpica 2012 que está a decorrer desde ontem em Kirchberg, no Luxemburgo.

Marcos Freitas, n.º 37 do ranking mundial, venceu a final contra o francês Emmanuel Lebesson, n.º 72, por 4-1, enquanto João Pedro Monteiro, n.º 57 do mundo, bateu o bielorrusso Evgueni Chtchetinine, nº 62, pelo mesmo resultado, noutra das finais do Torneio.

Tiago Apolónia foi eliminado na meia-final da sua poule, pelo que irá continuar em prova no fim-de-semana. Caso consiga uma classificação dentro dos 11 primeiros garantirá também o seu apuramento para o maior evento multidesportivo do mundo.

Marcos Freitas, de 24 anos, e João Pedro Monteiro, de 28 anos, repetem assim a sua presença nos Jogos Olímpicos após terem marcado presença em Pequim, naquela que foi a estreia do Ténis de Mesa nacional na competição, onde também esteve Tiago Apolónia. Em Pequim, Marcos Freitas assegurou o 17º lugar, enquanto João Pedro Monteiro ficou-se pela 33ª posição.

Portugal terá dois representantes na modalidade de Ténis de Mesa em Londres, que poderão subir a três caso Tiago Apolónia carimbe o seu passaporte no fim-de-semana. Caso assim aconteça, Tiago Apolónia competirá apenas na vertente de equipas, já que na vertente individual os dois representantes portugueses serão os atletas Marcos Freitas e João Pedro Monteiro. Na vertente por equipas cada nação pode ter até três atletas, ao passo que na vertente individual apenas cada país está limitado a dois atletas.

Com estas duas qualificações, passa para 59 o número de atletas/vagas asseguradas para os Jogos Olímpicos deste Verão, entre os quais se contam 10 Mínimos B.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais