Em apenas três dias, mais de dez mil pessoas já visitaram o Navio Escola Sagres, Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Esta terça-feira, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues – que preside à Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – recebeu no Navio Escola Sagres alguns representantes governamentais da área do desporto e dirigentes dos Comités Olímpicos da CPLP, entre os quais o Ministro do Esporte brasileiro, Leonardo Picciani, anfitrião dos Jogos do Rio de Janeiro.

A receção foi também uma oportunidade para celebrar, juntamente com a atleta Telma Monteiro, o Comité Olímpico e a Chefia da Missão Olímpica, a conquista da medalha de Bronze pela judoca na categoria – 57 kg.

Em resultado da parceria entre a Marinha Portuguesa e o Comité Olímpico de Portugal, o NRP Sagres alberga a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos, constituindo um fator de motivação para os atletas da Missão Olímpica Portuguesa, tornando-se um local privilegiado para as conferências de imprensa. É também a plataforma de excelência para realização de eventos promovidos pelas empresas associadas ao projeto e divulgação dos seus produtos.

Na travessia atlântica até ao Rio de Janeiro o navio visitou a Cidade da Praia na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, os portos de Recife, e Salvador da Baía, tendo chegado ao Rio de Janeiro a 3 de agosto, depois de 39 dias de viagem. Os portos de escala desta viagem do NRP Sagres foram definidos no âmbito da viagem de instrução dos cadetes do 2.º ano da Escola Naval – Curso Jorge Álvares.

O NRP Sagres está aberto a visitas em todos os portos. No Rio de Janeiro, o NRP Sagres está atracado próximo da praça Mauá, no Cais da Portuguesa, na Ilha das Cobras. Por norma o Navio Escola Sagres abre a visitas entre as 10h00 e as 18h00, sujeito a confirmação para cada dia. Em média o Navio costuma receber cerca de dez mil visitas por dia.

Após a estadia no Rio de Janeiro o navio inicia a travessia atlântica de regresso a Lisboa, atracando novamente em Cabo Verde, desta vez no Mindelo, Ilha de São Vicente, de 10 a 12 de setembro. A chegada a Lisboa está prevista para 25 de setembro, altura em que termina a viagem que se estende por 97 dias.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais