Está fechada a lista de atletas a que irão estar presentes na capital do Azerbaijão, para representar Portugal na primeira edição dos Jogos Europeus, que decorrem de 12 a 28 de Junho. Estes 100 atletas portugueses irão competir em 14 modalidades.

Aqui fica a lista por modalidade:

  • Badminton (3 atletas) – Ângelo Silva, Sónia Gonçalves e Ricardo Silva
  • Canoagem (13) – Beatriz Gomes, Francisca Laia, Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos, Márcia Aldeias, Maria de Fátima Cabrita, Teresa Portela, Hélder Silva, David Fernandes, Diogo Lopes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro
  • Ciclismo (1) – BMX – André Martins.
  • Ciclismo (2) – BTT – Joana Monteiro e David Rosa
  • Ciclismo (6) – Estrada – Daniela Reis, Edgar Pinto, Fábio Silvestre, Filipe Cardoso, José Gonçalves e Rafael Reis
  • Futebol de Praia (12) – Tiago Petrony, Rui Coimbra, Tiago Batalha, Bruno Torres, Jordan Santos, Alan Cavalcanti, Madjer, Bernardo Martins, Bruno Novo, Nuno Belchior, José Maria e Elinton Andrade
  • Ginástica Acrobática (5) – Inês Germano, Joana Patrocínio, João Martins, Jéssica Correia e Susana Pinto
  • Ginástica Aeróbica (2) – Ana Maçanita e Tiago Faquinha
  • Ginástica Artística (4) – Mariana Pitrez, Bernardo Almeida, Simão Almeida e Vasco Barata
  • Ginástica de Trampolins (4) – Ana Rente, Beatriz Martins, Diogo Ganchinho e Ricardo Santos
  • Judo (14) – Ana Cachola, André Alves, Carlos Luz, Célio Dias, Diogo César, Diogo Lima, Joana Ramos, Jorge Fernandes, Jorge Fonseca, Leandra Freitas, Nuno Carvalho, Sergiu Oleinic, Telma Monteiro e Yahima Ramirez
  • Karaté (1) – Filipe Reis
  • Lutas Amadoras (5) – Hugo Passos, João Carvalho, Zurab Bekauri, Liliana Santos e Vânia Guerreiro
  • Natação (9) – Ana Rita Faria, Maria Francisca Cabral, Raquel Pereira, Madalena Azevedo, Alexandre Coutinho, Gabriel Lopes, Guilherme Pina, João Pedro Gil e João Vital
  • Taekwondo (4) – Joana Cunha, Júlio Ferreira, Mário Silva e Rui Bragança
  • Ténis de Mesa (6) – Ana Neves, Fu Yu, Leila Oliveira, João Geraldo, Marcos Freitas e Tiago Apolónia
  • Tiro (2) – Joana Castelão e João Costa
  • Tiro com Armas de Caça (2) – João Bruno Faria e João Paulo Azevedo
  • Triatlo (5) – Ana Ramos, Melanie Santos, João Pereira, João Silva e Pedro Palma

Destaque para o facto de a modalidade de Judo ir ter em Baku o seu Campeonato da Europa 2015, disputado no âmbito dos Jogos Europeus, em virtude da desistência da cidade escocesa de Glasgow em acolher o Europeu da modalidade. Este facto irá aumentar o interesse da modalidade em Baku, uma vez que os resultados passarão a contar para o apuramento olímpico, dada a atribuição de pontos para os rankings mundiais que determinarão quem irá ao Rio 2016. O mesmo acontece com a modalidade de Lutas Amadoras, que também terá em Baku o seu Europeu.

O apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016 é precisamente um dos maiores pontos de interesse destes Jogos Europeus. Serão 12 as modalidades que irão ajudar a definir direta ou indiretamente o apuramento olímpico. Se indiretamente será através da atribuição de pontos para os rankings mundiais das modalidades em causa (Atletismo, Boxe, Ciclismo, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Tiro com Arco e Voleibol) nos casos do Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Armas de Caça e Triatlo, os vencedores de cada uma das provas carimbará automaticamente o seu passaporte para o Rio, o que faz prever a presença dos melhores atletas europeus de cada uma destas modalidades.

Baku, capital do Azerbaijão, será a capital do desporto europeu naqueles que serão os primeiros Jogos Europeus da história. O Velho Continente era o único que não tinha uns jogos continentais, ao contrário do que se passa na América, África, Ásia ou Oceânia. Organizado pelos Comités Olímpicos Europeus (EOC) em coordenação com o Comité de Operações dos Jogos Europeus Baku 2015 (BECOG), estes Jogos têm como meta criar um novo momento de celebração do desporto, unificando o desporto tradicional e moderno na Europa.

Nesta primeira edição dos Jogos Europeus, estima-se a participação de mais de 6.000 atletas, de 50 Comités Olímpicos Europeus, num evento que contará com 20 desportos distintos, 16 dos quais olímpicos. Destaque para algumas disciplinas novas, como o Basquetebol 3X3, Futebol de Praia, Karaté e Sambo, para além Atletismo, Badminton, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo e Voleibol.

No total, estarão em disputa 253 eventos de medalha em 18 locais de competição: cinco estádios novos de top, sete infraestruturas remodeladas e seis arenas temporárias.

Artigos Relacionados

Morrer na praia
27.06.2015
Lisboa2Baku
10.04.2015
Baku 2015
30.09.2014

Patrocinadores/Parceiros Nacionais