Lisboa é em 2019 considerada a 50.ª cidade mais desportiva do Mundo, mas vai deixar de figurar no ranking elaborado anualmente pela Burson Cohn & Wolfe (BCW). A capital portuguesa surge na cauda da tabela (disponível em baixo, em anexo), à semelhança de Roterdão (Holanda) e Xangai (China) – as três cidades serão substituídas em 2020 por Minsk (Bielorrússia), Salt Lake City (Estados Unidos) e Gold Coast (Austrália).

Três cidades anfitriãs de Jogos Olímpicos estão no topo da lista: Londres, na liderança pelo terceiro ano consecutivo; Los Angeles, escolhida pelo Comité Olímpico Internacional para organizar os Jogos de Verão em 2028; e finalmente Paris, designada para receber a edição de 2024. O mesmo trio já ocupava os três primeiros lugares no ranking de 2018. Duas outras cidades ligadas aos Jogos Olímpicos completam o top 5: Tóquio, onde serão realizados os Jogos de Verão em 2020; e Lausanne, capital olímpica, sede do COI e cidade anfitriã dos Jogos da Juventude de Inverno em 2020.

Publicado pela sétima vez, o ranking da BCW Sports foi construído recorrendo a uma nova metodologia, apresentada como mais quantitativa. Pela primeira vez, foi dada prioridade aos pontos de vista das federações internacionais e dos media especializados, combinados com uma análise das ligações entre a cidade e o desporto no ambiente digital. Nas versões anteriores, os resultados foram obtidos a partir de uma pesquisa online de um painel de especialistas e do público em geral.

Ranking 2019

[Foto Turismo de Portugal]

Patrocinadores/Parceiros Nacionais