Decorreram hoje, dia 3 de junho, no Estádio Universitário de Lisboa as celebrações do Dia Olímpico 2016 juntamente com a festa de encerramento do ano letivo.

Cerca de 4 000 crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo da rede pública de Lisboa reuniram-se no Estádio de Honra para a cerimónia de abertura que contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino; do Vice-presidente Duarte Cordeiro e do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo; dos Campeões Olímpicos: Carlos Lopes e Rosa Mota e dos Atletas Olímpicos: Nuno Delgado (judo), Joaquim Videira (esgrima), Nuno Barreto e Joana Pratas (vela).

Após a atuação de diversas escolares que apresentaram as suas coreografias, realizou-se a cerimónia da Chama Olímpica. Carlos Lopes e Rosa Mota, acompanhados por crianças deram a volta ao estádio e marcaram o início da estafeta Olímpica que, percorrendo as 24 Juntas de Freguesias, culminou com o acender da Pira Olímpica na Praça do Município, em Lisboa.

Ao longo de todo o dia as crianças tiveram a oportunidade de experimentar mais de 20 modalidades desportivas, participar em atividades educativas e culturais, brincar nos insufláveis, fazer modelagem de balões, tirar fotografias e receber autógrafos dos atletas Olímpicos.

Estiveram também em exposição diversos trabalhos realizados, ao longo do ano letivo, pelos alunos das escolas do Município de Lisboa cujo tema de 2015/2016 foi precisamente os Jogos Olímpicos.

As celebrações do Dia Olímpico prosseguirão com iniciativas em Cuba, dia 8 de junho, e em Santa Maria de Lamas, no dia 18 de junho.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais