O Comité Olímpico Internacional nomeou Lillehammer, Noruega, como a cidade anfitriã da 2ª Olimpíada da Juventude de Inverno em 2016. A decisão foi conhecida pelas mãos de Gilbert Felli, director do COI para os Jogos Olímpicos.

Lillehammer, que já organizou os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, era a única cidade concorrente e precisava de garantir a maioria de votos para receber a prova de 2016, o que se registou após votação dos Membros do COI.

“Estamos muito contentes para voltar a Lillehammer, que sediou os inesquecíveis Jogos de Inverno de 1994″, disse o Presidente do COI, Jacques Rogge. “A cidade, o governo norueguês e o Comité Olímpico Nacional têm mostrado um grande desejo e o compromisso de realizar estes jogos, e estamos confiantes de que Lillehammer irá proporcionar uma experiência de classe mundial para os jovens atletas daqui a pouco mais de quatro anos.”

Mais de 1.000 atletas com idades entre os 15 e os 18 anos vão competir nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2016, que contará com as mesmas sete competições que estão actualmente no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O Presidente do COI, Jacques Rogge, irá estabelecer em breve uma Comissão de Coordenação para ajudar Lillehammer durante todo o período de preparação.

“Gostaria de agradecer ao COI e ao seu Conselho Executivo pela confiança que têm em nós e em Lillehammer nomeando-nos como o anfitrião dos segundos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2016″, disse o Presidente do Comité Olímpico Norueguês, Borre Rognlien. “É com grande prazer e orgulho que o Comité Olímpico da Noruega pode agora convidar uma nova geração de atletas para Lillehammer. Tentaremos construir uma herança sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 em Lillehammer, e também criar um novo legado. Um legado dos jovens, pelos jovens, e para os jovens, bem como para o nosso país e o resto do mundo dos desportos de inverno. “

A Ministra Norueguesa da Cultura, Anniken Huitfeldt afirmou: “Estou muito satisfeita de conhecer o anúncio do COI de que a Noruega e Lillehammer vão sediar os segundos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2016. A decisão do COI ajudará a impulsionar o desporto juvenil na Noruega e a nível internacional. Hospedar os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em 2016 coincide muito bem com os planos existentes para desenvolver a região como um destino de desportos de inverno, e as arenas utilizadas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994 serão reutilizadas para as competições da Olimpíada da Juventude “.

Os Jogos Olímpicos da Juventude são o culminar da determinação do COI em chegar aos jovens. Muito mais do que meramente uma alta competição, os Jogos são também uma plataforma na qual os jovens podem aprender sobre os valores olímpicos e os benefícios do desporto, ao compartilhar as suas experiências com pessoas de todo o mundo.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais