As atletas portuguesas Helena Rodrigues, Joana Vasconcelos, Teresa Portela e Beatriz Gomes festejaram a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2012, ao garantirem o primeiro lugar na meia-final de K4 500 metros, do Mundial de Velocidade que se realiza na pista de Szeged, na Hungria.

«Não falhamos uma final desde 2007, mas não tivemos oportunidade de ir a Pequim 2008. Agora vamos a Londres 2012 para mostrar valor e estar mais uma vez na final e aí dar tudo» afirmou Teresa Portela que tal como, Helena Rodrigues e Beatriz Gomes, já tem experiência olímpica. A única estreante nestas lides, Joana Vasconcelos, mostrou-se muito contente com este resultado. «Cumpri o sonho da minha mãe [falecida]. É uma sensação extraordinária, pois sempre ambicionei isto. É um sonho. Estamos todas muito contentes», declarou a atleta portuguesa à Agência Lusa.

Já o seleccionador nacional, Ryszard Hoppe considerou que «Foi muito bom o apuramento do K4 feminino para Londres 2012. Isso moraliza muito e dá ânimo para as provas que se seguem.»

Para além do apuramento das atletas do K4, destaque para Fernando Pimenta, que assegurou a passagem à final dos 1000 metros em K1, bastando ao canoísta português ficar nos 8 primeiros para também ele se apurar para os Jogos Olímpicos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais