Uma medalha de bronze conquistada por Rochele Nunes, na categoria de +78kg, foi o resultado mais destacado da equipa portuguesa de Judo que participou no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel.

A atleta de Portugal venceu a croata Ivana Sutalo no combate das repescagens que lhe valeu a subida ao pódio, depois de um percurso em que acumulou mais duas vitórias e uma derrota. Rochele Nunes iniciou a sua participação na 2.ª ronda vencendo Galyna Tarasova (Ucrânia), tendo perdido a seguir com a eslovena Anamari Velensek. Depois ganhou a Sandra Jablonskyte (Lituânia) e, finalmente, a Sutalo.

Os judocas portugueses conseguiram três quintos lugares em Israel, assegurados por Maria Siderot (-48kg), Anri Egutidze (-81kg) e Patrícia Sampaio (-78kg). Siderot derrotou Ambers Gersjes (Holanda) e Monica Ungareanu (Roménia), mas perdeu a seguir com Marusa Stangar (Eslovénia) e prosseguiu a competição nas repescagens, onde venceu Sabina Giliazova (Rússia) e perdeu com Eva Csernovicziki (Hungria), no combate pela medalha de bronze.

Anri Egutidze começou a combater na 2.ª ronda e eliminou sucessivamente Rotem Maoz (Israel) e Srdjan Mrvaljevic (Montenegro). Perdeu de seguida com Christian Parlati (Itália). Nas repescagens venceu Étienne Briand (Canadá) e foi derrotado por Sami Chouchi (Bélgica).

Já Patrícia Sampaio, que também iniciou a competição na 2.ª eliminatória, derrotou em combates sucessivos Nodira Yuldasheva (Uzbequistão) e Yeats-Brown (Grã-Bretanha). Nas meias-finais perdeu com Klara Apotekar e no combate pelo bronze voltou a não ter sucesso frente a Aleksandra Babintseva (Rússia), judoca que vinha de uma vitória sobre Yahima Ramirez, que em Tel Aviv foi 7.ª classificada.

Yahima Ramirez começou a competir na 2.ª ronda, fase em que ganhou à italiana Melora Rosetta, mas a seguir perdeu com Natalie Powell (Grã-Bretanha) e Babintseva.

Barbara Timo (-70kg) terminou o Grand Prix de Tel Aviv na 2.ª eliminatória, na sequência de uma vitória frente à polaca Urszula Hofman e uma derrota com Sanne van Dijke (Holanda).

Joana Diogo (-48kg), João Crisóstomo e André Soares (ambos da categoria -66kg), Jorge Fernandes (-73kg) e Tiago Rodrigues (-90kg) perderam todos no primeiro combate que realizaram.

Rui Oliveira-João Matias em 4.º lugar

A dupla Rui Oliveira-João Matias conseguiu com um 4.º lugar (19 pontos) na prova de Madison o melhor resultado entre os que foram alcançados pela equipa portuguesa de Ciclismo de pista participante na Taça do Mundo de Hong Kong. Ganharam os neozelandeses Thomas Sexton e Campbell Stewart, com 33 pontos.

João Matias esteve também em destaque na prova de Scratch, na qual foi sexto classificado. Ganhou o chinês Liang Guo.

Também sexta foi Maria Martins em Omnium. A ciclista portuguesa começou com um 5.º lugar em Scratch; foi depois 6.ª na prova de tempo; 11.ª na eliminação; e finalmente 9.ª nos pontos. Acumulou nas quatro provas 82 pontos. Ganhou a holandesa Kirsten Wild, com 137 pontos.

Rui Oliveira também participou em Omnium, tendo sido 19.º classificado, na sequência de um 17.º lugar em Scratch; um 12.º em tempo; 19.º na eliminação e 17.º nos pontos. Acumulou 32 pontos contra 134 do vencedor Cameron Meyer (Austrália).

Karaté em Paris

Filipe Reis e Hélio Hernandez participaram na prova da Premier League de Karaté 1, em Paris. Filipe Reis (+84kg) começou com um triunfo sobre Anel Castillo (República Dominicana), por 3-1), mas perdeu a seguir pelo mesmo resultado, com Herolind Nishevci (Kosovo).

Hélio Hernandez (-84kg) perdeu no primeiro combate, frente a Mahdi Khobakhshi, do Irão, por 3-0).

[Foto da Federação Portuguesa de Judo]

Patrocinadores/Parceiros Nacionais