Os Jogos Santa Casa (JSC) atribuíram hoje as Bolsas de Educação previstas no âmbito dos Programas de Responsabilidade Social do Comité Olímpico de Portugal (COP) e do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), destinadas a atletas que integram os Programas de Preparação Olímpica Rio 2016, Preparação Paralímpica Rio 2016 e Preparação Surdolímpica Ancara 2017.

Na qualidade de Parceiro Oficial do Programa de Responsabilidade Social e Educação do COP e de Patrocinador Principal do CPP, foram atribuídas 42 Bolsas de Educação, num valor total de €117.000,00, a atletas matriculados em instituições de ensino superior, ao nível de licenciatura e mestrado.

O processo de recolha de candidaturas decorreu até passado dia 30 de setembro e contou com 57 atletas inscritos, tendo as Bolsas de Educação Jogos Santa Casa sido atribuídas a 5 atletas provenientes do CPP e a 37 do COP.

A cerimónia de entrega das bolsas decorreu esta manhã na sede do Comité Olímpico de Portugal. Durante a cerimónia, José Manuel Constantino, presidente do COP, destacou que este é “um contributo importante e um estímulo para os atletas, que só é possível graças aos Jogos Santa Casa”.

Fernando Paes Afonso, Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia, afirmou que “ser parceiro de uma iniciativa deste âmbito é uma honra para a Santa Casa, esperando que este apoio ajude os atletas a obterem mais ferramentas para atingirem o sucesso”.

Também o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, frisou que o “programa é inovador e fundamental para a formação dos atletas”.

O evento contou ainda com os testemunhos do atleta olímpico João Neto e do atleta paralímpico Carlos Lopes, que deram a conhecer o seu passado quer desportivo, quer académico, destacando o papel que os estudos superiores tiveram no seu percurso.

Esta iniciativa de responsabilidade social é desenvolvida em conjunto pelas três entidades com o objetivo de ajudar os atletas a conciliar a prática desportiva com a educação, através do desporto e dos valores olímpicos.

Como parceiro do COP e do CPP, através da atribuição das 42 bolsas de educação anuais a jovens atletas os JSC reforçam a sua política de responsabilidade social, assumindo, em simultâneo, um papel fundamental na Caminhada Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica, através do apoio às jovens promessas nacionais no seu percurso académico, permitindo-lhes a conjugação da vida desportiva com a profissional, e promovendo os valores olímpicos e do desporto, conceitos plenamente alinhados com a missão social da marca JSC, de promoção do desporto como um fator de integração social e de prática de hábitos de vida saudáveis.

ATLETAS OLÍMPICOS PREMIADOS COM A BOLSA DE EDUCAÇÃO JOGOS SANTA CASA:

ATLETISMO
Irina Rodrigues
Diogo Ferreira
Patrícia Mamona

CANOAGEM
Francisca Laia
Maria Cabrita
João Ribeiro
Beatriz Gomes
Teresa Portela
Helena Rodrigues

GINÁSTICA
Ana Filipa Martins
Diogo Abreu
Diogo Ganchinho

JUDO
Yahima Ramirez
Ana Cachola

RUGBY
Catarina Antunes
Catarina Silva
Christina Ramos
Inês Marques
Leonor Amaral
Maria Heitor
Sara Silva
Duarte Marques
Bernardo Seara Cardoso
João Lino
João Maria Silva
Frederico Couto
Martim Ávila
Miguel Macedo
Frederico Oliveira
Vasco Mendes
José Vareta
Nuno Sousa Guedes

TAEKWONDO
Rui Bragança
Jean Michel Fernandes
Joana Cunha
Mário Silva
Júlio Ferreira

 

ATLETAS DOS PROGRAMAS PARALÍMPICO E SURDOLÍMPICO PREMIADOS COM A BOLSA DE EDUCAÇÃO JOGOS SANTA CASA:

Programa de Preparação Paralímpica Rio 2016

BOCCIA
João Paulo Fernandes

NATAÇÃO
David Grachat
Gino Caetano
Nelson Lopes

Programa de Preparação Surdolímpica Ancara 2017

JUDO
Joana Santos

Patrocinadores/Parceiros Nacionais