A sessão do Comité Olímpico Internacional (COI) a decorrer em Lima, no Peru, elegeu oficialmente Paris como cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2024 e Los Angeles dos Jogos Olímpicos de 2028.

“Parabéns Paris 2024 e Los Angeles 2028! Esta dupla atribuição histórica é uma situação de ‘win-win-win’ para a cidade de Paris, para a cidade de Los Angeles e para o COI”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

“É difícil imaginar algo melhor. Garantir a estabilidade dos Jogos Olímpicos para os atletas de todo o Mundo nos próximos 11 anos é algo extraordinário”, sublinhou o líder do COI. “Estas são duas grandes cidades, de dois grandes países, com uma grande história olímpica. Ambas as cidades estão muito entusiasmadas com os Jogos e estão a promover o espírito olímpico de uma maneira fantástica”, acrescentou Bach.

Ao celebrar a decisão, Paris e Los Angeles expressaram o seu contentamento por terem em casa os Jogos Olímpicos. “Estou encantada por convidá-los a juntarem-se à grande família parisiense, uma família que pertence ao Mundo”, disse o prefeita de Paris, Anne Hidalgo. “Com esta equipa, estou muito orgulhosa por poder levar de volta os Jogos a Paris. No coração destes Jogos, teremos os jovens, que representam o nosso presente, a nossa esperança e o nosso orgulho.”

Por seu lado, Eric Garcetti, “mayor” de Los Angeles, afirmou, na sequência do anúncio oficial: “Levar os Jogos Olímpicos de volta para casa, em Los Angeles, dá-nos a oportunidade de imaginar o que a nossa cidade será na próxima década. LA é uma cidade onde os Jogos não são uma barreira para o progresso; sabemos que eles são uma força aceleradora no sentido de criar uma cidade e um mundo melhores, pois estarão de volta à Cidade dos Anjos “.

A ideia de um Acordo Tripartido surgiu, em março, após a constituição de um grupo de trabalho formado pelos vice-presidentes do COI, para estudar a possibilidade de uma dupla atribuição dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. Com a aprovação da 130.ª Sessão do COI, que se reuniu em Lausanne em julho, o COI, Los Angeles, Paris e os seus Comités Olímpicos Nacionais trabalharam juntos para chegar ao acordo que foi ratificado pela Sessão do COI esta quarta-feira.

Los Angeles e Paris reuniram projetos considerados muito inspiradores. As duas cidades comprometeram-se com a Agenda Olímpica 2020, particularmente na forma como estão a planear usar um número recorde de instalações já existentes e temporárias.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais